O uso de cigarros eletrônicos virou uma febre entre os jovens, mas muitos ainda ignoram os seus efeitos a longo prazo. Em um estudo da Unesp, pesquisadores analisaram 50 jovens sem alterações bucais aparentes e compararam seus resultados com os de usuários de cigarros eletrônicos. A pesquisa revelou que o vape altera a composição da saliva, o que pode aumentar o risco de problemas bucais como cáries, lesões na mucosa e doença periodontal.


Dor latejante na cabeça, que muitas vezes causa ânsia de vômito e sensibilidade à luz. Essa é a famosa enxaqueca, diferente das dores de cabeça comuns, a enxaqueca é uma dor forte e crônica que pode atingir um ou os dois lados da região da cabeça. Entre as principais causas estão os jejuns por longas horas, estresse, falta de sono e até mesmo alguma condição genética. Não há cura para enxaqueca, mas há tratamento contínuo. Caso sinta dores frequentes, é essencial procurar um médico para iniciar os cuidados.

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que acomete o pulmão, causando inflamação nos brônquios dificultando a respiração. A doença afeta principalmente crianças e as causas mais comuns são por infecções virais, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o agente infeccioso mais comum associado a essa condição. No entanto, outros vírus respiratórios podem ser causadores. Os sintomas principais são: obstrução nasal, tosse, febre, respiração rápida e sibilância (chiado no peito) e dificuldade para respirar. A bronquiolite possui tratamento, mas a melhor forma de prevenir é com a vacinação além dos cuidados básicos como lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou gripadas.

Sensação de queimação no peito e na garganta - que sempre vêm após refeições ou até mesmo outras condições como gastrite e refluxo - são sintomas comuns em casos de azia. Não deitar logo após as refeições, não exagerar no café ou na alimentação são algumas ações que podem ajudar a evitar esse incômodo. Caso a azia persistir, é necessário procurar um médico para avaliar a situação.