Sua equipe é engajada?
Uma das principais reclamações hoje da maioria dos líderes é a dificuldade em manter a equipe engajada. Os dados contribuem para confirmar este cenário difícil do engajamento da equipe, já que de acordo om a Gallup cerca de 3 em cada 4 colaboradores não se sentem mesmo engajados com a empresa. Para aprofundar essa questão levamos o tema para o Seminário EmpreendeRH realizado em São José do Rio Preto recentemente. Vou compartilhar neste artigo de forma resumida 4 perspectivas apresentadas que podem contribuir muito para aumentar o engajamento da sua equipe.
A primeira perspectiva foi a da saúde mental. A especialista Liana Chiaradia defendeu a importância da liderança buscar formas de contribuir para a construção de um ambiente psicologicamente seguro e, inclusive, fez a conexão com o pilar ambiente da Cultura Inovadora Humanizada. Com tanta experiência que ela acumula ajudando empresas a promover a saúde mental no trabalho, ela traz o poder do óbvio para a prática, pois sabemos que colaborador mentalmente esgotado não consegue se engajar nem consigo mesmo quanto mais com as metas da empresa. O que você tem feito para promover a saúde mental da sua equipe?
A segunda perspectiva, trazida pela especialista Carolina Farah, foi o desenvolvimento de uma cultura de dados para entender os pontos de engajamento da equipe e conectar esses dados com um processo de inteligência salarial que acompanha não só o porte e o segmento da empresa, mas também o seu momento e seus desafios. O salário não é suficiente para manter uma equipe engajada, mas sem uma boa política salarial sabemos que o engajamento pode ser tornar ainda mais difícil. E fica a pergunta, você utiliza dados confiáveis (tanto internos quanto de mercado) para a gestão da sua política salarial inteligente?
A terceira perspectiva trouxe o impacto da IA no mercado de trabalho. O especialista Anderson Nielson vive na pele essa realidade e apresentou o que tem feito à frente da área de pessoas e tecnologia na Stone para manter o engajamento elevado para adoção das IAs. Muitas equipes não se engajam neste processo pelo próprio receio de poderem perder o próprio emprego. Portanto, é fundamental que a empresa tenha uma política clara para a adoção das IAs e que evite ruídos na comunicação. Você já tem uma estratégia clara da adoção da IA compartilhada com sua equipe?
A quarta e última perspectiva está diretamente conectada à cultura da empresa e diz respeito ao poder dos vínculos para manter o engajamento. A especialista Anna Oliveira ressalta que engajamento tem a ver com confiança. Ninguém será engajado se não confiar. Não bastam processos bem definidos para as coisas acontecerem já que o processo em si não engaja. O engajamento é fruto de um vínculo genuíno das conexões humanas. Uma cultura que tenha clareza do seu propósito e que busque reforçar este propósito na construção destes vínculos com certeza terá uma equipe muito mais engajada. Você tem uma estratégia clara para a construção dos vínculos entre as pessoas da sua equipe?
Para mim e para minha equipe de liderança que também participou comigo do evento, o mais importante foi perceber que a força de uma Cultura Inovadora Humanizada é fundamental para mantermos nossa equipe bastante engajada e que os artefatos que desenvolvemos são fundamentais para construir e reforçar os vínculos com a equipe. O engajamento verdadeiro com o propósito é o primeiro passo para conseguimos engajar de verdade toda a equipe em busca dos resultados.