SELÊNIO
O selênio é um mineral oligoelemento essencial, que desempenha um papel fundamental no metabolismo, na imunidade, no equilíbrio hormonal (tireoide, vitamina D e DHEA), na proteção contra danos oxidativos.
No corpo, o selênio é armazenado principalmente nos músculos esqueléticos, fígado, rins, coração e glândula tireoide. A sua excreção é realizada pelos rins e quando em excesso também pelos pulmões e fezes.
O selênio é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante (colabora com o aumento de glutationa) com efeito, no combate aos radicais livres e na proteção contra o estresse oxidativo, ajudando o corpo na prevenção de doenças crônicas. O selênio beneficia o sistema imunológico, o metabolismo, a função da glândula tireoide, a reprodução e na síntese do DNA.
Devido aos seus efeitos no reparo do DNA, na apoptose e nos sistemas endócrino e imunológico, o selênio tem um papel importante na prevenção de câncer, principalmente de mama, pulmão, esôfago, estômago, cólon, próstata. Ao atuar no controle do estresse oxidativo, o selênio contribui para a redução das lesões no DNA e no fortalecimento da imunidade (ativação dos linfócitos B e T), aumentando a capacidade de inibir o crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas. O selênio auxilia na redução dos efeitos colaterais da radioterapia.
Uma dieta rica em selênio ajuda a reduzir a inflamação, a prevenir a oxidação lipídica e a agregação plaquetária, condições fundamentais para manter a saúde do coração e a redução de doenças cardiovasculares.
As propriedades antioxidantes do selênio protegem contra os efeitos nocivos da inflamação e do estresse oxidativo nas células cerebrais, e com isso dá suporte cognitivo e previne o aparecimento de doenças neurodegenerativas. O selênio é fundamental para a produção de hormônios tireoidianos, o bom funcionamento da tireoide, é responsável pela regulação do metabolismo, crescimento e desenvolvimento.
Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes do selênio apresentam um papel importante na preservação e melhora da imunidade. O consumo regular de alimentos com selênio demonstrou melhora em pacientes com asma. Os homens que consomem alimentos com selênio com regularidade mantém sua fertilidade, porque os espermatozoides saudáveis dependem de selênio. O selênio, na forma de sulfeto de selênio, pode ser aplicado na pele e no couro cabeludo para tratar caspas e infecções fúngicas.
A deficiência de selênio é rara, mas quando existe, pode provocar: dor de cabeça, náusea, confusão mental, fadiga, dor muscular, mau-humor, articulações inchadas, baixa imunidade, infertilidade em homens, convulsão, coma.
O selênio tem efeitos destoxificantes em vários metais tóxicos, como cádmio, mercúrio e chumbo.
O excesso de selênio pode provocar intoxicação no corpo e desencadear: perda de cabelo, unhas quebradiças, irritabilidade, tontura, náuseas, vômitos, tremores, rubor facial, dor muscular, fadiga, palidez, gosto metálico na boca.
Como o selênio nos alimentos é ligado a proteínas, alimentos ricos em proteínas tendem a ser as melhores fontes de selênio. Os alimentos que contém mais selênio, são: as vísceras e frutos-do-mar, castanhas do Pará, peixes, ovos, arroz integral, sementes de girassol, aveia, cogumelo Shitake, peito de frango.