Tamanho da fonte

O Diário e a arte

ArtigoO Diário e a arte

Sobre o autor

O jornal Diário da Região parece vocacionado ao incentivo das artes e artistas. Em finais de 1960, e decênio seguinte, mantinha aos domingos uma página da escritora, jornalista e professora Dinorath do Valle. Propiciava reflexões sobre linguagens e divulgação de fazedores artísticos emergentes em escolas de primeiro e segundo graus. Uns poucos se tornaram artistas; outros, simpatizantes e estudiosos das artes. No Simpósio Internacional de Arte-educação, realizado na Escola de Comunicações e Artes da USP (1984), aquelas publicações foram celebradas como pioneiras em Arte-educação na América Latina.

São José do Rio Preto sempre teve forte presença em artes visuais. Basta citar o renome internacional do naïf José Antônio da Silva. Houve notáveis coloristas, modernos e experimentais, paroquiais, provincianos e universalistas, paisagistas urbanos e rurais como Antonio Portella, Adelino e Claudio Malagoli, Alcides Rozani, Irineu Melzi, Manoel Martho, Hudson Buck e Antonio Vargas. E, de fins do Século XX aos dias atuais, criadores como J. C. Serroni, Walmir Orlandeli, Maria Helena Curti, Araguaí Garcia, o Profeta das Cores, Beto Carrazone, Norma Vilar, Edgard de Oliveira, Lézio Júnior, Jocelino Soares, Orlando Fuzinelli, Valdenir do Bonfim e Daniel Firmino. São citados em ensaios acadêmicos, livros, catálogos, e fazem parte de grandes exposições, Galerias e Museus importantes.

Esta edição do concurso Arte na Cidade, da Revista Be - Bem-Estar (Diário da Região) confirma a tendência à mimetização dos sentimentos, cenários, onirismos, anseios e impressões sensório-emocionais de significativa parte da sociedade rio-pretana. Mapeia a diversidade demográfica, a fusão das sensações imigrantes (externas e internas) representadas pelas cores, formas e texturas que, no final das contas, resumem um povo, seu perfil cultural e sensibilidade. A maioria dos autores participantes desta Mostra não são os “consagrados”, mas os que pleiteiam, aperfeiçoam-se na técnica, cognição e talento, enfim, adquirem ferramentas que dão meios à expressão artística. E, há de se reconhecer, alguns dos premiados despontam como autênticos artistas. Sendo assim, o Diário da Região cumpre com seu desígnio de informar, criticar e instruir. Esse último quesito é pedra de toque tradicional de sua função na sociedade.

ROMILDO SANT’ANNA

Jornalista, escritor, pesquisador

aposentado da Unesp Rio Preto

@romildosantanna

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital