Exposição destaca Maracatu Rural
A exposição “Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais” apresenta um dos símbolos mais importantes da cultura brasileira, o Maracatu Rural, também conhecido como Baque Solto. Essa manifestação cultural se consolidou a partir dos anos 1990 e é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro.
Originado na Zona da Mata pernambucana, o Maracatu Rural nasceu entre os trabalhadores da monocultura do açúcar, sendo uma expressão da cultura dos cortadores de cana. A exposição traz um panorama histórico que vai do período da escravidão até os dias atuais.
A mostra utiliza fotografias, objetos, documentos, artesanato, personagens, figurinos e vídeos para retratar a formação do homem nordestino canavieiro, que influenciou artistas em áreas como música, artes plásticas, cinema e dança.
Inclusiva, a exposição oferece recursos como audiodescrição, material em 3D e tradução em Libras, garantindo acesso a todos os públicos. A curadoria é assinada por Afonso Oliveira, produtor cultural e pesquisador que criou o Método Canavial de produção cultural coletiva e comunitária.
A exposição está aberta ao público no Centro Cultural SESI São José do Rio Preto até o dia 31 de agosto. O horário de visitação é de quarta a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h. (Colaborou Eduarda Prieto)
Show "Trio Dona Zefa"
Data: 14 de junho, às 20h
Local: comedoria - Sesc Rio Preto
Mais informações: sescsp.org.br
Data: 8 de junho, às 12h
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli
Mais informações: guicheweb.com.br