Uma trajetória de solidariedade e apoio à comunidade
Fundada em 1976, a Associação Espírita A Caminho da Luz, conhecida como Aeluz, nasceu do ideal de unir prática assistencial e doutrina espírita para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. A instituição surgiu graças aos esforços do Prof. Rodrigues Ferreira e de sua esposa, D. Alícia Olívia Fasanelli Rodrigues, retomando o trabalho de caridade iniciado pelo médico e ex-prefeito Dr. Lotf João Bassit.
O Aeluz começou suas atividades em um terreno do Jardim São Jorge, oferecendo acolhimento a famílias carentes com palestras, educação moral e distribuição de alimentos e remédios. Com o tempo, a demanda cresceu e, em 1978, a instituição recebeu um terreno da Prefeitura para expandir suas instalações, que hoje abrigam diversos projetos assistenciais e doutrinários.
Uma instituição de caráter religioso, assistencial e educacional, a Aeluz é mantida sem fins lucrativos e foi criada com o propósito de atuar impactando vidas. Hoje, Carla Fasanelli Rodrigues Galera e seu marido, Rogério da Costa Galera, são os dirigentes da associação. No entanto, a Aeluz conta com a colaboração de inúmeras pessoas para manter as atividades.
Acolhimento
O atendimento inicial é feito pelo ACODI – Acolhimento Doutrinário Individual, realizado às segundas-feiras, a partir das 19h30. Cada pessoa é ouvida individualmente, suas necessidades compreendidas e expectativas realinhadas de forma concreta, preparando-a para as etapas seguintes do tratamento.
O acompanhamento continua nos programas RECOGI (Realinhamento da Cogitação) e READES (Realinhamento no Distúrbio Espiritual Severo), que tratam de distúrbios mentais leves a severos. O REAVA (Realinhamento dos Valores) é voltado para clientes que ainda não estão aptos a se integrar às atividades assistenciais da casa. Todos os cursos são apostilados e estruturados para desenvolver consciência e autoconhecimento.
O Aeluz também dedica atenção especial à mediunidade, com habilitação teórica e prática dividida em módulos, culminando no SEUFE – Serviço na Utilidade Fenomênica, voltado à produção consciente na doutrina.
Para crianças e jovens, a instituição oferece atividades lúdicas, socioeducativas e doutrinárias. O programa Infância Espírita atende menores de 13 anos, enquanto a Mocidade Espírita organiza adolescentes de 13 a 19 anos, incentivando estudo da doutrina, prática assistencial e integração ao centro.
As palestras acontecem às quintas-feiras, às 20h, presencialmente e também são transmitidas de forma online por meio das redes sociais (@aeluz_riopreto) e YouTube Aeluz Rio Preto Oficial.
O Aeluz mantém um trabalho assistencial intenso há mais de quatro décadas, atendendo mais de 400 famílias carentes por mês, enfrentando precariedade econômica, desagregação familiar e situações de risco, em bairros como Estrada do Limão, Estância Alvorada, Jardim Bela Vista e Vila São Jorge. Com entrega afetiva e orientação moral, a Aeluz oferece alimentos, cobertores e itens essenciais.
O Amparo Aeluz atende diariamente mais crianças em situação de risco social, entre 6 e 12 anos, oferecendo atividades lúdicas e educativas durante o contra turno escolar. A associação oferece apoio pedagógico e segurança social. Do projeto Acolher, surgiu o Projeto Residência Inclusiva, que acolhe pessoas com deficiência mental leve ou moderada em tempo integral, ou temporário, promovendo bem-estar físico, mental e social.
As atividades da instituição são mantidas por doações e parcerias, incluindo o Telefrater, equipe com pessoas responsáveis pela captação de recursos essenciais para o funcionamento do centro. Quem deseja colaborar pode fazer doações via PIX ou transferências bancárias:
Caixa Econômica Federal:
Agência 4942
Conta corrente 333-3 - Operação 003
PIX: 49.962.517/0001-50
Banco Sicredi:
Agência 3003
Conta corrente 23039-1
PIX: aeluz.adm@gmail.com
Programação:
Segunda-feira – 20h
Acolhimento e Terapêutica Espírita
Terça-feira – 20h
Estudo Mediúnico
Quinta-feira – 20h
Palestra e Evangelização Infantojuvenil