Leite: aliado da saciedade e da saúde muscular no emagrecimento
A obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Atualmente, mais da metade dos adultos está com excesso de peso e 24,3% são obesos, segundo o Ministério da Saúde. O tratamento desse quadro é complexo e exige uma combinação de fatores: mudanças de hábitos, apoio psicológico, acompanhamento médico e, principalmente, uma alimentação adequada com acompanhamento nutricional.
As chamadas canetas emagrecedoras, como semaglutida e liraglutida, vêm ganhando espaço por agirem no controle do apetite. No entanto, o nutricionista Dr. Pedro Perim alerta sobre o desejo de reduzir o peso. “A perda de peso rápida pode comprometer a massa muscular e aumentar a chance de deficiências nutricionais se a alimentação não for bem estruturada”, afirma.
Estudos evidenciam que usuários desses medicamentos tendem a consumir menos nutrientes essenciais, como fibras, cálcio, ferro e proteínas. Nesse cenário, o leite se destaca como aliado, sendo prático e nutritivo, além de ajudar na saciedade e na preservação da massa magra. “As proteínas do leite ajudam a manter a saciedade por mais tempo, sendo fundamentais para preservar a massa muscular, algo essencial para evitar o efeito sanfona”, ressalta Perim.
Veja abaixo os principais benefícios do leite no processo de emagrecimento:
Mais saciedade: As proteínas e gorduras presentes no leite promovem maior sensação de saciedade, o que pode auxiliar no controle do apetite (ideal para evitar beliscos fora de hora).
Preserva a massa magra: o leite contém caseína e whey protein, proteínas de alta qualidade, o que ajuda a evitar a perda de massa muscular comum em dietas restritivas e no uso de medicamentos que diminuem o apetite.
Fonte de nutrientes: além das proteínas, o leite é fonte de cálcio, vitaminas B2, B12, D e niacina, essenciais para o metabolismo e a saúde óssea.
Praticidade: o leite UHT pode ser armazenado fora da geladeira antes de aberto, não precisa ser fervido e está pronto para o consumo a qualquer momento.
Seguro e sustentável: o leite UHT não contém conservantes,
não é reprocessado, e suas embalagens são recicláveis e protegem o alimento sem interferir em seu valor nutricional.
Fonte de compostos bioativos: São substâncias presentes em alimentos que influenciam a saúde do organismo, além de seu valor nutricional básico. O leite é fonte de compostos que têm potencial anti-inflamatório, antioxidante, anti-hipertensivo e benéfico para saúde intestinal.
Com tantos benefícios e ampla versatilidade no preparo de smoothies, shakes e receitas saudáveis, o leite se confirma como um alimento completo e acessível para integrar dietas bem orientadas.