Todo ano é a mesma história: chega a Sexta-feira Santa e bate aquela dúvida sobre o que apreciar no almoço e jantar, especialmente para quem decide seguir à risca a tradição cristã e abrir mão da carne vermelha nesta data. Por isso, muitos brasileiros recorrem ao peixe, que se transforma no protagonista das refeições da sexta que antecede a Páscoa.
A prática tem origem nos dogmas católicos que orientam os fiéis a um período de jejum e penitência durante a Quaresma — os 40 dias que começam na Quarta-Feira de Cinzas e se encerram na Sexta-feira Santa. Nessa época, a carne vermelha, símbolo de celebração e abundância, dá lugar a pratos mais simples e, muitas vezes, mais leves.
Mas, se engana quem pensa que isso significa abrir mão de sabor. Pelo contrário: é nessa data que receitas clássicas, como o bacalhau com legumes, ganham novas versões, ou abrem espaço para outros tipos de peixes e frutos do mar, combinados com acompanhamentos criativos e cheios de personalidade.
Para quem prefere não encarar as panelas nessa sexta-feira especial, a Bem-Estar preparou uma seleção de restaurantes que oferecem menus pensados especialmente para a data. Das receitas mais tradicionais às mais inovadoras, tem prato para todos os gostos, com guarnições que completam a experiência.
Variedade
Esaú Torres Fradique Accioly Filho, sócio diretor do Coco Bambu de Rio Preto, afirma que para a Sexta-feira Santa, além da seleção de pratos à base de peixe, camarão e frutos do mar, o tradicional bacalhau é sempre uma boa escolha. O cardápio da casa conta com diversos pratos que têm o peixe como sua base, como o Bacalhau à Lagareiro, o Bacalhau à Espanhola e o Bacalhau à Gomes de Sá. No entanto, Accioly Filho sugere para a data especial o Bacalhau com Natas.
“É meu prato favorito do nosso cardápio. Ele é feito com lombo de bacalhau em lascas sobre fatias de batata inglesa com molho da casa à base de nata gratinado com queijo parmesão e muçarela. Acompanha arroz com brócolis e farofa de ovos”, afirma. E para encerrar a refeição com doçura, o chef recomenda a clássica cocada, que pode ser servida com ou sem sorvete, uma combinação de tradição e sabor.
Para celebrar a Sexta-feira Santa, o chef Tiago Caparroz preparou um menu especial que segue a cartilha da casa, com pratos com propostas únicas, respeitando a tradição, mas sempre com um olhar criativo. No Flor de Sal, uma das escolhas do chef é o Languste et Saint-Jacques, indicado para quem aprecia frutos do mar. O prato leva cauda de lagosta e vieras selados na manteiga, purê rústico de batatas, obas de capelin, creme azedo, beurre blanc e brotos de ervilha.
Outra sugestão do chef Tiago Caparroz para a Sexta-feira Santa é o elegante Sole Poêlé et Romaine Grillée, um prato leve, refinado e cheio de personalidade, ideal para quem busca sabores delicados, mas marcantes. A receita combina filé de linguado levemente selado, purê de ervilhas frescas, romana tostada e um delicado beurre blanc de dill.
No Cultura del Grano, o cardápio aposta em sabores italianos autênticos e combinações que prometem agradar aos mais diversos paladares. Entre as sugestões do dia está o Branzino i Risotto, um filé de branzino preparado na manteiga, servido com alcaparras, azeitonas taggiasca e um risoto de espinafre. Outra opção cheia de personalidade é o Tonno Vinagrete, que traz um atum selado, acompanhado de vinagrete de tomate e manjericão, batata bolinha e creme de ricota.
No L’Osteria, restaurante que une sofisticação com o sabor da clássica cozinha Italiana, uma opção é o Salmone Alla Griglia, uma receita leve e repleta de sabor assinada pelo chef Ashok Kumar Korapati. O prato traz um filé de salmão grelhado com crosta de amêndoas, servido com insalata verde ao pesto genovese. Como acompanhamentos, o cliente pode escolher entre um delicado risoto de limão siciliano com tomate-cereja ou legumes grelhados, perfeitos para quem busca uma refeição equilibrada e sofisticada.
Para finalizar, a sugestão do L’Osteria é o Gelato al Pistache e Açafrão, uma sobremesa elegante e aromática que combina cremosidade com um toque exótico — perfeita para encerrar a refeição com classe.
No restaurante Mevi, o chef Vinicius Mevi preparou uma experiência especial para a Sexta-feira Santa, unindo tradição e sofisticação. O destaque do menu é o Bacalhau Confitado, um suculento lombo de bacalhau feito em baixa temperatura, garantindo textura delicada e sabor marcante. Acompanha batatas ao murro, cebola assada, alcaparras, azeitonas e tomatinhos confitados, em uma combinação que respeita a tradição da data com um toque autoral.
Para adoçar a experiência, a sugestão do Mevi é o Profiteroles recheado com creme de avelã, servido com gelato de baunilha e creme inglês.
