Tamanho da fonte

Serviço Social São Judas Tadeu

LifestyleServiço Social São Judas Tadeu
Com mais de 60 anos de história, instituição oferece apoio e oportunidades para crianças, adolescentes e adultos que mais precisam, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor

Sobre o autor

Em 1962, o missionário italiano Padre Ângelo Dell’Oro chegou a São José do Rio Preto com a missão de concluir a construção do Santuário dedicado ao “santo das causas impossíveis”. Durante esse período, ele observou que muitos meninos perambulavam pela região, ainda pouco urbanizada, sem ter nenhuma ocupação. Sensibilizado por essa realidade, tomou a iniciativa de acolher o grupo e oferecer atividades produtivas que ajudassem os adolescentes a ocupar o tempo e proporcionar algum benefício. E assim nasceu o Serviço Social São Judas Tadeu.

Inicialmente, o padre tentou ensiná-los a fazer peças de gesso para compor um pequeno presépio, mas percebeu que, apesar de terem gostado da ideia, não perseveraram. A maior necessidade dos meninos era alimentação, pois tinham fome. Com o apoio da Cáritas, na época sob a direção do Monsenhor Gregório Nafria, da paróquia do bairro Santa Cruz, a comida passou a ser fornecida, e a instituição não parou mais de crescer.

Com quase 63 anos de atuação, o Serviço Social São Judas Tadeu já ajudou mais de 16 mil pessoas, algumas das quais se tornaram empresários, militares ou músicos reconhecidos. A instituição mantém parcerias importantes, como o Senac e o Sebrae, além da Unimed e a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio de um convênio com a Secretaria de Assistência Social.

A atuação da ONG é fundamentada em quatro eixos, que são formação humana, cidadã, cultural/esportiva e profissionalizante. Atualmente, atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, oferecendo atividades de inclusão digital, artísticas e esportivas em contraturno escolar, além de atendimento psicológico, acompanhamento com pedagoga e assistente social, alimentação diária, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde, vale-transporte e plano de saúde.

Para aqueles que buscam uma formação profissional, a organização oferece cursos gratuitos de qualificação e técnicos em parceria com o Senac e o Sebrae, também disponíveis no período noturno. Neste ano, estão previstas 52 atividades, que beneficiarão mais de mil pessoas com certificados nas áreas de beleza, moda, tecnologia e negócios.

As inscrições para crianças e adolescentes ingressarem no Serviço Social São Judas Tadeu são feitas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para garantir que somente as pessoas que mais necessitam sejam atendidas. Já para os cursos de formação profissional, elas podem ser feitas diretamente na sede da entidade, que igualmente privilegia a população de baixa renda.

Os principais desafios enfrentados pela instituição incluem manter suas atividades sempre atualizadas, o que justifica a grande diversidade de cursos de formação profissional oferecidos, e a adaptação dos espaços físicos, um esforço necessário para ampliar o atendimento e beneficiar um número maior de pessoas. “O nosso trabalho, um dia sonhado pelo Padre Ângelo, continua atual e necessário. Embora, com o crescimento da cidade, a periferia tenha ‘mudado’ de endereço, é preciso continuar atuando junto aos mais necessitados, que o Evangelho chama de ‘pequeninos de Jesus’”, destaca o Padre Luiz Caputo, presidente do Serviço Social São Judas Tadeu.

O padre ressalta que toda ajuda recebida contribui para a construção de uma sociedade melhor, pois quem doa também se beneficia ao contar com cidadãos bem preparados, conscientes dos valores da honestidade e da fraternidade. Além disso, a doação permite que mais profissionais estejam disponíveis para promover o desenvolvimento local e regional.

“Minha gratidão às empresas, parceiros e amigos que nos apoiam. Esse apoio é o maior certificado do nosso compromisso em gerir bem os recursos, para que cada vez mais pessoas possam contar com oportunidades gratuitas de transformação de vida”, celebra Caputo.

Portas abertas

Aos 34 anos, a microempreendedora Danielle Cristina Demei Armiato Rodrigues atua na área de embelezamento feminino em um espaço em sua própria casa. Ela fez cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Serviço Social São Judas Tadeu, como manicure e pedicure, design de sobrancelhas, extensão de cílios, esmaltação em gel, decoração e alongamento de unhas.

“Esses cursos me proporcionaram conhecimento, profissionalismo e autoconfiança. Quando me inscrevi pela primeira vez, eu não tinha nenhuma experiência nessa área, e foi lá que aprendi como abrir minha empresa, as questões de biosegurança, o que comprar, como me vestir profissionalmente. Foi uma experiência incrível com as professoras, alunas, modelos e toda a equipe. Se hoje tenho meu espaço é graças a todo o aprendizado que adquiri no São Judas, em parceria com o Senac. Meu maior orgulho são meus diplomas, que já estão todos pendurados no meu espaço”, afirma Danielle.

Ação solidária

Para manter suas atividades, o Serviço Social São Judas Tadeu conta com um brechó solidário, onde são aceitas doações de roupas, eletrodomésticos, móveis e utensílios em bom estado. Toda a renda gerada com as vendas é destinada ao financiamento das ações e à manutenção da entidade.

A loja fica na avenida Aniloel Nazareth, 5020 (ao lado da Igreja São Judas e próximo à marginal da BR-153). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30 - sem pausa para o almoço, e aos sábados, das 8h às 11h. Para mais informações, o contato é (17) 99633-8928.

A ONG também mantém um programa de doadores mensais, permitindo que os interessados recebam, em casa, um boleto para doação espontânea. Para contribuir, o cadastro deve ser realizado pelo (17) 99243-7640.

Outra importante fonte de renda são os eventos beneficentes, como a tradicional Festa das Nações. Neste ano, será realizada sua 29ª edição, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho. O voluntariado é sempre muito bem-vindo, especialmente nessa ocasião. Quem tiver interesse e disponibilidade, pode entrar em contato com o Uelinton Moraes da Silva pelo (17) 98817-8558.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital