Fundada em 1º de janeiro de 1950, a Legião da Boa Vontade (LBV) chegou a Rio Preto em maio de 1956 e, desde então, tem sido um importante elo entre a solidariedade e o desenvolvimento social no Noroeste Paulista. Com quase sete décadas de atuação no município, a entidade segue fiel ao seu compromisso de acolher e fortalecer famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo cidadania, inclusão, esperança e oportunidades.
A história da LBV em Rio Preto começou de forma modesta, com voluntários levando medicamentos a quem não tinha condições de adquiri-los. Em pouco tempo, nasceu a Ronda da Caridade — ação solidária que distribuía alimentos, palavras de conforto e apoio moral, levando mais que sustento material: levava dignidade. A mobilização da sociedade rio-pretense foi fundamental desde o início, e, já em 1958, a atuação da entidade era reconhecida oficialmente pela Prefeitura.
Com o passar dos anos, o presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista, escritor e compositor José de Paiva Netto, deu continuidade ao trabalho da Instituição. Mediante as mudanças na legislação e de acordo com as demandas locais, ampliou a atuação da LBV em todo o País por meio de Centros Comunitários de Assistência Social, escolas de Educação Básica, abrigos para pessoas idosas, Escolas de Capacitação Profissional e Centros de Assistência Humanitária.
“Com o engajamento contínuo da comunidade, a LBV passou a promover festas beneficentes, bazares, vendas de artigos doados e outras ações solidárias, sempre com o apoio incondicional de voluntários comprometidos com a causa do bem. E é com grande alegria que já iniciamos as comemorações pelos 70 anos da LBV na cidade, que serão celebrados em 2026. Uma trajetória de trabalho, fé e solidariedade que continua fazendo história no coração do Noroeste Paulista”, explica Wilson Bigas, gestor Regional da LBV.
Atualmente, a unidade local mantém um Centro Comunitário de Assistência Social, no bairro Jardim Canaã, com foco na Proteção Social Básica. A entidade oferece o serviço “Criança: Futuro no Presente!”, cujo objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenir violações de direitos e estimular o protagonismo infantojuvenil por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas.
Atualmente, são atendidas mais de 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e cerca de 80 famílias provenientes de diversas regiões da cidade, especialmente dos bairros da região Norte e da área central, próximos à Instituição. Os perfis atendidos são diversos, incluindo situações de vulnerabilidade socioeconômica, afetiva, psicológica, negligência e acolhimento institucional — com atenção especial ao público prioritário da Assistência Social.
O quadro de colaboradores da LBV em Rio Preto é proporcional ao tamanho da unidade e ao número de usuários atendidos. Atualmente, conta com profissionais de diversas formações, como gestora social, assistente social, educadores, cozinheira, auxiliar de cozinha, profissionais de serviços gerais e voluntários, que atuam diariamente com dedicação e sensibilidade.
Além disso, a LBV realiza diversas campanhas ao longo do ano, como a entrega de kits escolares (Educação: Futuro no Presente!), cestas e cobertores no inverno (Diga Sim!) e a tradicional campanha Natal Permanente da LBV – Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. Tudo isso graças ao apoio de doadores, voluntários e parceiros que abraçam a causa.
A atuação da equipe é multidisciplinar, com educadores sociais, assistente social, gestores, cozinheiras, profissionais de serviços gerais e voluntários que fazem a engrenagem do bem funcionar todos os dias. O acolhimento acontece tanto por procura espontânea quanto por encaminhamentos de órgãos públicos e entidades da rede socioassistencial.

