Criado em março de 2014, o Projeto Aquário – Pescando Vidas nasceu como uma iniciativa de um grupo de Hip Hop que acreditava na força da cultura de rua como meio de aproximação de crianças, adolescentes e jovens. A ideia ganhou forma em um espaço doado por um morador da Vila Toninho, em Rio Preto, e hoje já se expandiu para duas unidades: a sede, no mesmo bairro, e o núcleo, localizado no Vitória Régia.
Segundo a psicóloga Jennifer Fortunato Gubolin, porta-voz Projeto Aquário – Pescando Vidas, a motivação surgiu da carência de ações sociais nos territórios atendidos. “Pela necessidade constatada nos territórios de abrangência do Serviço em face de ausência de ações e atividades, cujo objetivo refere-se à prevenção e enfrentamento de questões sociais permeadas por situações de risco e vulnerabilidades sociais, presentes na comunidade e no âmbito familiar, onde se encontra inserido o público-alvo”, explica.
O projeto tem como missão atender com excelência crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de transformação. “Nossa missão é ofertar o serviço com excelência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dando a eles a oportunidade de se sentirem capazes de fazer da sociedade um lugar melhor, valorizando a transparência, respeito, ética e sempre agindo com empatia ao próximo”, afirma Jennifer.
Atividades oferecidas
Atualmente, o Projeto Aquário atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, oferecendo um conjunto de atividades que fortalecem vínculos e desenvolvem talentos. Entre elas estão: contação de histórias, oficinas de arte, atividades lúdicas, artes cênicas, recreação, dança, karatê e judô, além do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
A equipe multidisciplinar é composta por coordenador, supervisor, assistente social, psicólogo, pedagogos, educadores sociais, encarregados administrativos, cozinheiros, motorista e auxiliar de limpeza.
O futuro
Com o olhar voltado para a ampliação de suas atividades, o projeto Aquário tem planos de abrir espaço para novas oportunidades. “Nossa intenção é trazer um pouco mais das nossas atividades para a comunidade, de forma gratuita e por meio de aulas noturnas para todas as faixas etárias”, revela Jennifer.
Mais do que um espaço de atividades, o Projeto Aquário representa esperança e transformação social.
“O Projeto Aquário faz muito mais do que ‘pescar’ vidas. É sobre acolher, transformar e reinventar vidas. Promover atividades que poderiam ser de difícil acesso à população, desenvolver talentos, incentivar autonomia e aumentar autoestima. Além de formar cidadãos melhores e desenvolver um futuro mais promissor”, conclui.

