Movimento devocional ganha força de Rio Preto
Em uma era marcada por conexões digitais instantâneas, um movimento poderoso tem ganhado espaço entre a juventude: o devocional. Em Rio Preto, grupos de jovens de diferentes igrejas vêm resgatando a prática de oração, leitura bíblica e momentos de reflexão como formas de fortalecer a espiritualidade. Acampamentos, encontros presenciais e reuniões online se somam às iniciativas de vários jovens que usam suas redes sociais para inspirar a nova geração a cultivar uma fé ativa, íntima e constante.
O aumento do interesse pelo devocional entre a Geração Z não é por acaso. Depois da pandemia, muitos jovens passaram a buscar um sentido mais profundo para a vida, em meio à ansiedade, solidão e ao excesso de estímulos digitais. Ao mesmo tempo, igrejas e lideranças cristãs começaram a adaptar a linguagem da fé ao ambiente das redes sociais, com conteúdo rápido, visual e direto, que conversa com a rotina e a forma de consumir informação dessa geração.
João Pedro Vartanian, empreendedor e fundador de uma startup de tecnologia nos Estados Unidos, é um jovem que mantém uma vida devocional constante. Ele afirma que o crescimento de células exclusivas para jovens em igrejas acontece porque eles têm a oportunidade de estar com amigos e conhecer outros jovens de mesma fé. “Pertencer a um grupo é fundamental para o fortalecimento espiritual dos jovens. Muitas vezes, são eles mesmos que organizam orações, entoam louvores e ‘ministram’ uns aos outros, o que lhes dá suporte não apenas em sua jornada individual, mas também para levar a Palavra de Deus a quem se encontra perdido, ajudando-o a encontrar seu propósito.”
O aumento de jovens religiosos também vem acompanhado pela crescente integração e evolução da música gospel no País, que teve um grande impulso por artistas como o Fernandinho e, hoje, conta com grupos como o Morada. “Esse estilo, antes marcado por letras que transmitiam uma ‘Palavra de Deus’ em arranjos acústicos de piano ou órgão e harmonia estruturada, como se estivéssemos dentro de uma igreja, agora dá espaço a guitarras, baterias e outros instrumentos, tornando-se mais dinâmico e atraente para as gerações mais jovens, além de expandir-se por gêneros como pop, hip-hop e folk”, afirma Vartanian.
Fé diária
A empresária e especialista em desenvolvimento pessoal Ana Paula Casseb também é uma das vozes que têm contribuído para o fortalecimento do movimento devocional em Rio Preto. Com uma atuação ativa nas redes sociais, Ana Paula promove lives de oração e momentos de reflexão espiritual que alcançam jovens e adultos em busca de uma vida mais conectada com Deus. Seus conteúdos abordam desde passagens bíblicas até temas ligados ao propósito de vida, autoconhecimento e fé no cotidiano.
Tudo começou durante a pandemia, quando Ana Paula recebeu inesperadamente a imagem peregrina de Nossa Senhora Rosa Mística e, tocada pela experiência, começou a fazer lives da Misericórdia às três da manhã, diariamente, por um ano e meio. O que começou com 17 pessoas chegou a reunir mais de 10 mil em algumas madrugadas. Mesmo após o fim das transmissões, ela nunca mais parou de evangelizar.
Seus conteúdos tocaram pessoas em situações extremas, como depressão, tentativas de suicídio e internações graves. Muitos relataram que, por meio de suas palavras, sentiram a presença de Deus e encontraram forças para recomeçar. Ana Paula se emociona ao lembrar de uma mensagem em especial, de uma mulher prestes a tirar a própria vida, que desistiu após conversar com ela — e hoje é uma cristã fervorosa. “E até hoje eu recebo muitos, muitos testemunhos e relatos de pessoas que se voltaram para Deus em função de eu ser um instrumento dele”, afirma a empresária.
Para Ana Paula, acampamentos e encontros têm contribuído para fortalecer essa conexão dos jovens. “Esses encontros, principalmente o acampamento, é um start, é um despertar. É como se você plantasse uma sementinha, porque eles vivem uma experiência do amor de Deus. Eles têm um primeiro contato com Deus. Então, eles saem de lá cheios do Espírito Santo, aleluiados. Eu uso esse termo. Eles saem aleluiados, porque eles experimentaram o amor de Deus. Eles viram que Deus não é aquele que é tão distante. Porque os jovens pensam que Deus está muito distante, não é? Que talvez você precise viver uma vida de oração, ou ser padre, ou ser freira, para ter uma perfeita e íntima comunhão com Deus. Só que não.”
A empresária afirma que movimentos da Missão Guadalupe, da Menino Jesus de Praga, do Santuário das Almas e Mar a Dentro — comunidade católica que foi essencial na sua conversão — são conduzidos por padres com um forte carisma voltado à formação e à evangelização. Ela também destaca o grupo União Fraterna, conhecido pelo carisma de cura e libertação. Um dos eventos promovidos por esse grupo é O Mergulho, que reúne orações, pregações, momentos de adoração e louvor, atraindo participantes de todo o Brasil. “O que não nos falta aqui é a oportunidade. Eu falo que Deus está com as mãos estendidas para todo mundo, ele está esperando a gente chegar até ele através dessas comunidades, dessas paróquias, desses movimentos.”
Ana Paula afirma que as pessoas nasceram para viver em comunidade. “Ninguém consegue viver sozinho. Então, esses movimentos, essas comunidades, elas são importantes para que todos nós possamos viver o Evangelho, de nos unirmos uns pelos outros, ajudando com a caridade, com o fervor, com o clamor, com a união da oração. Então, é o fogo do Espírito que toca a nossa alma, a alma daqueles jovens. E aí você vai crescendo, amadurecendo na fé, amadurecendo na obediência, nesse processo de conversão.”
Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de incertezas, os jovens seguem em busca de propósitos mais profundos. Muitos encontram na fé cristã um caminho de significado e transformação. Nesta reflexão, destacamos como a igreja se torna um espaço de acolhimento, renovação e reencontro com valores essenciais para a construção da vida.
O padre Patrick M. de Oliveira, da Paróquia Santo Antônio, afirma que os jovens buscam a igreja por inúmeras razões, incluindo a necessidade de sentido na vida, a busca pelo transcendente, busca por comunidade e pertencimento, orientação espiritual e moral, e a procura por respostas e autenticidade. “Muitos jovens também buscam na igreja um lugar para expressar sua fé e contribuir para a sociedade, encontrando nela um espaço para crescimento pessoal, humano e espiritual. Quando um jovem volta para Deus, ele coloca toda sua força neste objetivo, fazendo com que sua família tenha também este retorno para a fé.”
Marco Nogaroto, pregador da Igreja Irmãos de Fé, destaca que esse cenário tem aspectos muito positivos. “Esses jovens, ao participarem de movimentos com atividades voltadas para a espiritualidade, desenvolvem comportamentos valiosos. Eles passam a orar, ter uma vida devocional e exercitar a disciplina. O desafio é manter essa conduta mesmo quando não estiverem mais no grupo ou envolvidos diretamente nas atividades”, explica.
Segundo ele, é nesse momento que a fé se mostra verdadeira — quando continua ativa mesmo sem estímulos externos ou a presença constante dos colegas. “Se essa conexão com Deus permanece firme, é sinal de que o movimento cristão cumpriu bem seu papel na formação espiritual do jovem”, conclui.
A empreendedora, apresentadora e influenciadora digital Luciana Vartanian, mãe de João Pedro Vartanian, se denomina como uma pessoa com a missão de inspirar e fortalecer vidas por meio de conteúdos que unem fé, sabedoria bíblica a uma visão prática da espiritualidade no cotidiano. Dentre outros conteúdos, ela compartilha experiências, reflexões e ensinamentos que ajudam pessoas, inclusive jovens, a viverem com propósito, identidade e equilíbrio — sempre fundamentados na Palavra de Deus.
Luciana afirma que tem percebido um movimento crescente entre os jovens em direção a uma espiritualidade mais profunda, real e que faça conhecer, de fato, a Deus. “Existe, sim, uma sede por sentido, a qual não se limita aos jovens, mas se mostra nos adultos também — por uma fé que vá além dos rótulos e se torne uma experiência viva, real e constante. E acredito que esse interesse é o reflexo de uma geração submetida a um fluxo incessante de estímulos audiovisuais, informações e narrativas rasas, onde a profundidade foi substituída pela velocidade, e o essencial, pelo efêmero”.
Luciana afirma que vê muitos jovens se voltando por meio do louvor, repaginado por grupos e bandas evangélicos que transcenderam as paredes das igrejas - música gospel cristã, como, por exemplo, Dunnamis Music, FHOP, Casa Worship, Morada, dentre outras. “O uso de devocionais cristãos em formato digital, como o consagrado Café com Deus Pai, tem sido um grande aliado — levando mensagens bíblicas profundas a milhões de pessoas e jovens diariamente, de forma acessível e sensível às questões do cotidiano.”
Para ela, essas experiências são verdadeiros catalisadores espirituais. “Lembro de uma vivência dessas que tive ainda na adolescência, no Canadá, quando, influenciada por um livro que ganhei dos meus pais, soube de uma comunidade cristã no norte do Canadá e tive a oportunidade de fazer um retiro tipo acampamento por lá, onde vivi uma experiência profunda com Deus. Aquilo mudou minha trajetória — e até hoje carrego o impacto daquela vivência”, afirma Luciana.
Igreja Bola de Neve
Informações: www.instagram.com/bolariopreto/
Igreja do Evangelho Quadrangular
Informações: www.instagram.com/ieqestorilsede/
Comunidade Mar a Dentro
Informações: www.instagram.com/maradentro.riopreto
Paróquia Menino Jesus de Praga
Informações: www.instagram.com/meninojesusdepragariopreto/
Missão Guadalupe
Informações: www.instagram.com/missaoguadalupe/
Paróquia São Francisco de Assis
Informações: www.instagram.com/jssaofranciscodeassis/
Primeira Igreja Batista (PIB) de Rio Preto
Informações: www.instagram.com/jovenspibriopreto e www.instagram.com/mais_zoe
Paróquia São João Batista - Santuário das Almas
Informações: www.instagram.com/fac.juvenilsantuariodasalmas
Grupo de Oração União Fraterna
Informações: www.instagram.com/uniao_fraterna/
*A programação é diversificada e inclui acampamentos, encontros presenciais, reuniões online, células, entre outros. Confira a programação nas redes sociais.