Anjo da Guarda
Em 1993, um movimento liderado por casais que frequentavam a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São José do Rio Preto, deu origem à Associação Anjo da Guarda. Comovidos com a realidade das famílias que viviam em barracas de lona no bairro João Paulo 2º, que na época era uma comunidade carente, onde não havia casas de alvenaria e, em razão dessas condições, muitas crianças e adolescentes dormiam embaixo do viaduto Jordão Reis, iniciaram uma ação voluntária para acolhimento, oferecendo alimentação e momentos de recreação.
No começo, cerca de 30 crianças e adolescentes eram atendidos no salão paroquial. No entanto, o que começou de forma simples e improvisada logo cresceu. Após um ano, reconhecendo a importância e o impacto da ação, o padre da paróquia, Cesarino Pietra, solicitou ao bispo Dom Orani a doação de um terreno pertencente ao bispado, localizado ao lado da igreja, para a construção de uma sede própria, inaugurada em 2001.
Atualmente, a instituição atende cerca de 180 crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, que vêm de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Esses atendimentos ocorrem durante o contraturno escolar, e os beneficiados devem estar regularmente matriculados no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
A Associação Anjo da Guarda conta com diferentes fontes de apoio, incluindo um Termo de Colaboração com a Secretaria da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, para o custeio da equipe pedagógica e administrativa, além de serviços de terceiros e materiais de consumo utilizados nas atividades. Possui também registro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A entidade é mantida com doações de pessoas físicas e jurídicas, que, embora sejam essenciais, não são fixas e variam a cada mês. Outros recursos importantes vêm da participação no programa Nota Fiscal Paulista, da realização de um brechó semanal às quartas-feiras e de eventos esporádicos promovidos ao longo do ano, cuja renda é destinada à manutenção das atividades da associação.
“É com grande alegria e gratidão que falo sobre a importância do trabalho que realizamos na Associação Anjo da Guarda e do papel fundamental das doações para manter essa missão viva. Elas garantem que possamos manter nossos projetos ativos, oferecer um espaço adequado para o aprendizado e continuar acolhendo aqueles que mais precisam. Não apenas ensinamos conteúdos escolares, mas também valores como solidariedade, respeito e cidadania. Acreditamos que cada aluno que passa por aqui sai mais preparado para a vida, com mais conhecimento e mais esperança”, afirma o presidente da instituição, Augusto Sumariva Polycarpo.
A coordenadora pedagógica Márcia Denise Esteves Andreu ressalta o notável crescimento e fortalecimento da Associação Anjo da Guarda, bem como seu significativo impacto na vida de inúmeras crianças e jovens. “Vi alunos que chegaram aqui inseguros e saíram preparados para o mundo. Vi famílias sendo acolhidas, talentos sendo descobertos e sonhos sendo construídos. Nada disso teria sido possível sem o apoio da nossa comunidade. Cada conquista que tivemos, cada projeto que saiu do papel, cada criança que encontrou um caminho melhor, tudo isso foi resultado da união de esforços. As doações são essenciais para que possamos continuar essa missão”.
Uma das primeiras crianças atendidas pela Associação Anjo da Guarda foi a técnica de enfermagem Jéssika Cristina Silva Mora, de 33 anos. Foi na instituição que ela viveu sua infância e aprendeu valores que a tornaram uma pessoa forte e determinada. “Hoje, trinta anos depois, tenho a honra de ver minha filha Sophia no mesmo lugar onde estive. Ela está no segundo ano e, a cada dia, vive novas experiências e vem se tornando uma jovem do bem”, afirma.
A necessidade de conciliar a rotina profissional na área administrativa com a criação dos filhos também levou Paula Amanda Gomes, de 34 anos, a buscar o apoio da Associação Anjo da Guarda. Ela conta com a instituição para acolher Lorena e Paulo Henrique no contraturno escolar. “A experiência tem sido muito positiva. Além de almoçarem, eles participam de diversas atividades, como pular corda e jogar damas, e ainda recebem apoio nas tarefas escolares. Isso tem contribuído para mudanças significativas, especialmente no aprendizado e na socialização”, destaca.
Para a ajudante geral Samanta Cristina Lopes Santana, de 42 anos, que conhece a Associação Anjo da Guarda desde 2015, é gratificante testemunhar o amor e a dedicação da instituição. “Tive o prazer e a honra de ter meus três filhos, Pablo Henrique, Gabrielly Vitória e Ana Paula, nesta associação. É uma família acolhedora, parceira na criação dos nossos filhos, com uma equipe pedagógica competente, experiente e qualificada. Todos são muito carinhosos, atenciosos e cuidadosos com as crianças”, pontua.
Sorrindo para o Futuro - Parceria com a Uniodonto para ensinar sobre saúde bucal e os efeitos da má alimentação. As aulas são ministradas pelo presidente da Associação, Augusto Sumariva Polycarpo, que é dentista aposentado.
Novos Olhares - Oferece consultas oftalmológicas gratuitas para as crianças, adolescentes e suas famílias, em parceria com a clínica HO Redentora.
Conexão (Projeto x Família x Escola) - Estimula a participação da família na vida escolar das crianças e mantém contato frequente com as escolas por meio de visitas e acompanhamentos.
Laços de Amizade (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV) - Atividades voltadas para fortalecer os laços familiares e comunitários, promover a cidadania e prevenir situações de risco social.
Vínculos de Cuidado - Promove a integração entre atendimento social e tecnologia por meio de atividades em salas de informática, oferecendo às crianças e adolescentes acesso dinâmico e educativo ao mundo digital. Financiado pelo CMDCA (Termo de Fomento 43/2024).
Projeto Assistencial - Distribui gratuitamente alimentos (cestas básicas ou alimentos avulsos) para famílias em situação de vulnerabilidade. Conta também com um brechó semanal, realizado todas as quartas-feiras, com peças vendidas por R$ 5, além da banca de R$ 1 e doações direcionadas às crianças mais necessitadas.
Nota Fiscal Paulista - Recolhe cupons fiscais doados pelo comércio para gerar recursos à entidade.
Jump Rope - Aulas semanais de pular corda com professor da Secretaria de Esportes. Recentemente, as crianças participaram do Campeonato Arnold de Jump Rope, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
Artes Marciais (Karatê) - Aulas duas vezes por semana com professor enviado pela Secretaria Municipal de Esportes.
Damas - Ensina o jogo de damas com aulas duas vezes por semana, com professor contratado pela Secretaria de Esportes.
Projeto Leitura / Sessão Simultânea de Leitura - Incentiva a leitura com atividades durante o ano, visitas de escritores, contação de histórias e passeios às bibliotecas.
Ação para a Felicidade / Gincana Ecológica - Mobiliza alunos para arrecadação de garrafas PET, trocadas por cupons que concorrem a prêmios, como tablets, celulares e caixas de som, em sorteios realizados em julho e dezembro. As arrecadações são doadas ao Instituto Educa Eco, que atua na causa animal e na preservação do meio ambiente.
Projeto Gratidão - As crianças arrecadam lacres e tampinhas plásticas doados à Associação de Voluntários do Hospital do Amor de Barretos, para retribuir o que recebem da instituição.
Óleo do Bem - Conscientiza os alunos sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha para proteger o meio ambiente.
Voluntariado - Incentiva o engajamento de voluntários, incluindo pais das crianças, em diversas atividades realizadas na instituição e doações voluntárias, de roupas, alimentos e dinheiro, entre outras.
Projeto Cidadania - Toda segunda-feira, as crianças cantam os hinos nacional e municipal, reforçando valores de cidadania.
O Bom Filho à Casa Volta - Recebe ex-alunos que retornam à Associação para rever amigos e relembrar experiências marcantes, muitos deles agora trazendo familiares para serem atendidos.
Aniversariantes do Mês - Com apoio de doadores, a Associação realiza festinhas mensais com bolo, suco, presentes e brincadeiras para comemorar os aniversários das crianças.
A Associação Anjo da Guarda está localizada na Rua Antônio Munia, 1086, no Jardim Nazareth, em São José do Rio Preto. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da entidade ou contribuir de alguma forma pode entrar em contato pelos telefones (17) 3363-4589 e (17) 99773-0213.
Também é possível acessar o site oficial projetoanjodaguarda.org ou acompanhar as atividades pelas redes sociais: Instagram (@anjodaguardariopreto), Facebook (Associação Anjo da Guarda), TikTok (@anjodaguardariopreto) e YouTube (@associacaoanjodaguarda2526).
• Doações financeiras via Pix para o CNPJ: 00.734.532/0001-52
• Doações de materiais,
como cadernos, lápis, mochilas, computadores, móveis e outros itens
• Doações de alimentos e
roupas para famílias assistidas e eventos solidários
• Voluntariado, ajudando no reforço escolar, orientação nos estudos e organização de eventos como festas, bazares e campanhas
• Parcerias empresariais, por meio de patrocínios ou doação de produtos e serviços
• Mentorias e treinamentos oferecidos por profissionais para alunos e colaboradores
• Divulgação e compartilhamento das atividades nas redes sociais, convidando amigos e familiares para conhecer e apoiar a instituição