AASD: um trabalho que transforma vidas
Fundada em 2010, a Associação de Assistência São Deocleciano (AASD) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão principal oferecer serviços de proteção social básica, promovendo atividades de interesse público e social, realizadas de forma contínua, planejada e permanente, direcionadas a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
Entre os principais projetos da instituição estão o Projeto Cidinha Canzela – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado no contraturno escolar e o Projeto Cidinha Canzela – Reproduzindo Esperança Semeada, presente nos núcleos Bosque, Talhado, Céu Nova Esperança e Cidade das Crianças, com atividades como pular corda, música e apoio pedagógico.
A Associação atende, principalmente, crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade, que enfrentam diversas dificuldades e têm como principal necessidade o acesso a políticas públicas de qualidade que garantam seus direitos humanos, contemplando a superação das desigualdades, a afirmação da diversidade e a promoção da equidade e da inclusão social.
Para tornar tudo isso possível, a AASD conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, que mantém a instituição, além de parcerias com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Esporte, além do Sesc (Mesa Brasil), universidades, Judiciário (Vara da Infância e Juventude), empresas privadas e a comunidade em geral. Cada contribuição faz a diferença para garantir a continuidade e a qualidade dos atendimentos prestados.
“A AASD busca oferecer ações dignas que promovam a transformação da sociedade e das relações. Cada doação contribui diretamente para ampliar as oportunidades e os horizontes de crianças, adolescentes e seus familiares em situação de pobreza e vulnerabilidade”, afirma o presidente da instituição, Padre Ernesto Pedro de Oliveira Rosa.
Para Adalberto Massuia de Souza, de 44 anos, pai da Alice Fernandes Massuia de Souza, que tem 11 anos, o trabalho realizado pela Associação de Assistência São Deocleciano (AASD) é essencial tanto no cuidado com a filha quanto no suporte emocional que recebe. “O projeto me ajuda de muitas formas com a Alice. Ela tem TDAH e perdeu a mãe quando tinha 3 anos e meio. Se não fosse por ele, eu não teria como trabalhar para sobreviver. Vivemos só eu e ela e não posso depender da minha família. Recebemos ajuda com muitas coisas, somos bastante orientados e ela tem tido muito progresso. Só tenho a agradecer”, afirma.
Enquanto Adrielli Natashe Vieira Canzela, de 34 anos, está no trabalho, também é no projeto da AASD que suas filhas, Emilly Fernanda Canzela Domingos, de 11 anos, e Eloá Vitória Canzela Domingos, de 10, ficam. “Se não fosse isso, eu não teria com quem deixar minhas filhas para poder trabalhar e sustentá-las, pois sou arrimo de família. Gostaria de agradecer todo o acolhimento que elas recebem. Cada professor, cada voluntário, tem proporcionado atividades excepcionais para o desenvolvimento das crianças. Só tenho a agradecer por todo o cuidado e carinho com as famílias. Que Deus continue abençoando e dando sabedoria para seguirem desempenhando esse lindo trabalho”, ressalta.
Para ajudar a manter o trabalho desenvolvido pela AASD, os interessados podem realizar doações em dinheiro, além de contribuir para as campanhas organizadas ao longo do ano, como Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal, com ações de apadrinhamento e fornecimento de cestas básicas para as famílias atendidas pela entidade, material escolar, livros, entre outros.
Além disso, quem deseja doar seu tempo pode se envolver no programa de voluntariado da AASD, colaborando com serviços gerais ou atuando diretamente nas oficinas oferecidas pela instituição, como inclusão digital, criação, ética e cidadania, esportes, cultura, atividades em grupo e a oficina do saber. O Pix para doações pode ser feito diretamente para o CNPJ da Associação de Assistência São Deocleciano: 13.030.210/0001-74. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (17) 98101-0608 ou (17) 3224-5616. Também é possível acompanhar as ações promovidas pelo Instagram @aasd_projetos. A AASD está situada na avenida Virgílio Dias de Castro, 388, no bairro São Deocleciano. O setor administrativo funciona ao lado, na rua Camilo Casseb, 165, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.