A moda da reutilização
Comprar em brechós é uma das formas mais econômicas e sustentáveis de se vestir. Além de acessíveis, as opções oferecidas permitem renovar o guarda-roupa sem pesar no bolso e ainda contribuem para a redução do desperdício têxtil. Afinal, quanto maior a vida útil de um produto, menor o impacto ambiental.
Essa tendência à reutilização tem impulsionado o mercado de usados no Brasil, que nos últimos anos, registrou um crescimento de aproximadamente 50%. Em Rio Preto, o segmento vem se consolidando como uma opção promissora. De acordo com o Portal do MEI, há atualmente 99 Microempreendedores Individuais (MEIs) atuando no comércio varejista de artigos usados.
Ao contrário do que muitos imaginam, esses estabelecimentos oferecem uma ampla variedade de produtos em excelente estado de conservação, muitos praticamente novos, incluindo peças exclusivas e atemporais, que vão do estilo vintage a itens de grife. “As pessoas estão buscando um consumo mais consciente, mas ainda existem barreiras culturais, como o preconceito contra roupas de segunda mão, que precisam ser superadas”, pontua a analista de negócios do Sebrae, Sabrina Ikeda.
Em Rio Preto, uma das lojas desse ramo que mais faz sucesso é a Peça Rara Brechó. A unidade foi inaugurada em 2023 e tem a atriz Deborah Secco como sócia. “Oferecemos uma variedade de itens nos segmentos feminino, masculino, infantil e decoração. Nossa principal exigência para quem vai desapegar é que as peças estejam em ótimo estado de conservação, limpas e higienizadas. Recebemos desde marcas locais até grifes de luxo, tornando o Peça Rara acessível para todos os estilos e bolsos. A ideia é ter de tudo e atender todos, pois o gosto de cada cliente é único e bem particular”, afirma a proprietária Andrea Yacovenco.
Segundo Andrea, comprar em brechós virou moda e tem conquistado cada vez mais adeptos, especialmente aqueles que antes não eram fãs desse tipo de consumo. “Além da questão econômica, a qual é um dos fatores mais importantes atualmente, creio que devido à preocupação com o meio ambiente muitos passaram a ter consciência da importância do desapego e da reutilização de peças que já existem. Acredito que essa seja uma tendência que veio para ficar, assim como já acontece nos países de primeiro mundo, principalmente na Europa, berço da moda, onde esse hábito já é algo fixado na mente e no comportamento da sociedade”.
Outra loja que também abriu suas portas em Rio Preto em 2023 é o Burguesinha Brechó Chic, que atualmente conta com duas unidades, uma no bairro Boa Vista e outra no Jardim Panorama. Todas as peças colocadas à venda são cuidadosamente avaliadas, de boa qualidade e com preços acessíveis.
"A Burguesinha surgiu para desmistificar o estigma de que brechós só têm coisas velhas. Nosso grande diferencial é oferecer peças atuais. Não trabalhamos com moda vintage. Vendemos tudo no universo feminino: roupas, sapatos, acessórios, cosméticos, eletrônicos e perfumaria, exceto moda festa, que tem pouca saída, e íntima, por questões de higiene. São itens que as pessoas desapegam após pouco tempo de uso e nós damos um novo significado”, destaca o proprietário da franquia na cidade, Maicon Canalli.
Outra opção de brechó em Rio Preto é a Dig For Fashion, inaugurada em novembro de 2024. Ela faz parte de uma rede de brechós com 17 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A loja oferece roupas para adultos, tanto no feminino quanto no masculino, do P ao GG/Plus, além de sapatos, roupas de banho, como biquínis e saídas de praia, roupas de academia e uma variedade de acessórios, como brincos, colares, óculos e cintos. O objetivo da CEO Mariza Rezende, é promover a moda sustentável, mudando a percepção preconceituosa que muitas pessoas ainda têm sobre o consumo de roupas de segunda mão.
“Não temos uma idade ou público específico, embora ele seja majoritariamente feminino. Atendemos desde adolescentes de 16/17 anos até senhoras com mais de 60, apresentando a moda ‘second hand’, acessível para todos os públicos e corpos. Temos uma curadoria especializada, e nossos colaboradores são treinados para avaliar as peças com base na qualidade, e não na marca”, ressalta a analista de marketing do brechó, Ana Carolina Guimarães.
As crianças crescem rápido e perdem suas roupas na mesma velocidade. Similar ao mercado adulto, existe um potencial significativo para a reutilização destas peças. Um dos brechós infantis mais conhecidos em Rio Preto é o Bambolê, que desde 2006 comercializa roupas para recém-nascidos até o tamanho 16 para pré-adolescentes, calçados do número 01 ao 36, acessórios, enxovais para bebês e brinquedos, com itens multimarcas, nacionais e importadas.
“Nossos fornecedores são as próprias clientes, que fazem a moda literalmente circular, tanto no sentido de aproveitar a totalidade da vida útil do produto, como fazer girar na troca dentro do brechó. O maior benefício de comprar peças seminovas é a economia, que pode chegar a até 70% em comparação ao preço do mesmo produto novo na loja”, afirma a proprietária Luciana Pereira Bortuluzi.
Atuando em Rio Preto há cerca de seis anos, a Cresci e Perdi é uma franquia com mais de 660 unidades espalhadas em praticamente todo o Brasil. Na cidade, são três lojas, onde os clientes podem encontrar roupas que vão do tamanho RN até 16 anos, além de calçados até o 36, e os mais diversos acessórios para bebês. São mais de 30 mil itens, incluindo peças novas e seminovas, de diversas marcas renomadas e produtos sazonais.
A Cresci e Perdi atende principalmente pais que desejam desapegar de itens infantis que seus filhos não utilizam mais. “Além disso, oferece uma alternativa acessível para outros pais adquirirem produtos de qualidade, novos ou seminovos, a preços justos, promovendo um impacto econômico positivo nas famílias”, explicam os proprietários da franquia em Rio Preto, Matheus Menezes Gonçalves e Valéria Justino Marconi Gonçalves.
Peça Rara
Segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 9h às 15h
Rua Luiz Antônio da Silveira, 1100 - Boa Vista
(17) 99170-1091
Instagram: @pecarara.saojosedoriopreto
Burguesinha Brechó Chic
Segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h
Loja 1 - Rua Luiz Antonio da Silveira, 1157 - Boa Vista
(17) 99664-9777
Instagram: @burguesinhabrecho_sjriopreto
Loja 2 - Rua Amadeu Segundo Cherubini, 650 - Jardim Panorama
(17) 98805-6559
Instagram: @burguesinhabrecho_sjriopreto2
Dig For Fashion
Segunda a sábado, das 9h às 19h
Rua Luiz Vaz de Camões, 2882, Vila Redentora
(17) 99100-1305
Instagram: @digforfashionsjrp
Bambolê
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h; aos sábados, das 9h às 13h30
Rua Saldanha Marinho, 3993, Vila Aurora
(17) 3222-1258 / (17) 97400-2513
Instagram: @bambolebrechooficial
Cresci e Perdi
Segunda a sexta, das 9h às 19h; aos sábados das 9h às 14h
Loja 1 - Avenida Alberto Andaló, 3765, Centro
Loja 2 - Rua Abraão Thomé 435, Jardim Walkiria
Loja 3 - Avenida Miguel Damha, 1184 - Parque Residencial Damha
@crescieperdi_sjriopreto