A VEZ DOS CAMPEÕES
Foram entregues ontem os troféus aos grandes ganhadores do Prêmio Bem-Estar & Arq Design. O Melhor Ambiente do Ano 2024 foi o Wine Bar, assinado por Paiva e Passarini em collab com Lucas Fernandes. O segundo e o terceiro lugares ficaram respectivamente com a Suíte Una, de Eider Ulian, e Espaço Gourmet, da GW Construtora, composta por Guilherme Gutierre, Wesley Calejure e Lucas Souza.
Os jurados elegeram a Casa Sayab, por Lucas Carrara, como a Revelação do Ano. Já a Casa Ato, de Tarcísio Dantas, recebeu a menção honrosa do júri. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na Praça de Eventos da Mostra.
Os oito jurados vêm de oito cidades de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal. São nomes de peso no ramo, como o arquiteto e colecionador de arte André Attab, de Rio Preto, e Henrique Coutinho, arquiteto da BLOCO Arquitetos, de Brasília. Dentre eles, como representante da revista Bem-estar, está Patrícia Buzzini, coordenadora de conteúdo da publicação.
“Gostei muito de participar da seleção, principalmente pela oportunidade de conhecer melhor o trabalho de arquitetos jovens e experientes, assim como as tendências na arquitetura contemporânea”, afirma ela, que tem formação em Decoração e História da Arte. “Estou encantada com a organização e com o nível elevadíssimo dos participantes”, conclui.
O tema deste ano da Mostra Arq Design foi “Vida em Movimento”. Ela é considerada a terceira principal mostra de arquitetura do interior de São Paulo, ao lado da Casa Cor Ribeirão Preto e da Campinas Decor. Pelo terceiro ano consecutivo, sua proposta foi trazer inovações e tendências em arquitetura, design de interiores e paisagismo, com a participação de mais de 80 empresas de mobiliário, decoração, construção civil, iluminação, tintas e revestimentos.
O evento, que termina neste domingo, contou com uma mega-estrutura de 3 mil metros quadrados para receber os visitantes em 22 ambientes assinados por 36 profissionais.
Segundo João Spode, diretor criativo da exposição, parte dos jurados apreciou os ambientes de forma presencial e parte por fotos. “Ficamos muito felizes em premiar e reconhecer o talento desses profissionais em um concurso validado e respaldado pela história, pela expertise desses jurados que se propuseram a avaliar os ambientes”, destaca.
André Attab, arquiteto olecionador de arte, de São José do Rio Preto
Cristina Maia e Daniel Cruz, apresentadores do Canal Casa em Verso e Prosa, de Campinas
Henrique Coutinho, arquiteto da BLOCO Arquitetos, de Brasília
Josette Condurú Davis, curadora e realizadora da Mostra Modernos Eternos, de Belo Horizonte
Lua Nitsche, arquiteta da Nitsche Arquitetos, de São Paulo
Lufe Gomes, apresentador do Canal Life by Lufe no Youtube, de São Paulo
Patrícia Reis Buzzini, coordenadora de conteúdo da Revista Bem-Estar
O troféu distribuído aos vencedores é a escultura em aço corten intitulada “Flama”, criada especialmente para a Mostra Arq Design pelo artista plástico Beto Carrazzone, tendo sido fabricada pela Alupoli.
O aço corten, conhecido por sua resistência ao longo do tempo, foi escolhido pelo artista para representar a durabilidade e a transformação. A escolha das formas irregulares e fluidas reforça a ideia de vida e movimento, características intrínsecas da durabilidade e da mutação. Ao mesmo tempo, a escultura simboliza a criatividade e a inovação, elementos centrais na Arq Design. Cada face da escultura contribui para uma composição dinâmica, que vista em conjunto, sugere o calor, a energia e a luz, simbolizando a inspiração e a força criativa que impulsionam o design e a arquitetura.