Com uma carreira iniciada na engenharia química, Sérgio Ney Padilha Garcia trocou os laboratórios pela gestão estratégica. Formado em Administração pela FGV e com mestrado em Engenharia de Produção pela USP São Carlos, ele passou por grandes grupos nacionais e multinacionais antes de aceitar o desafio de atuar como consultor de marketing no Grupo Ferrasa, em 2001.
Daquele momento em diante, ele ajudou a transformar um projeto embrionário no que hoje é um dos maiores complexos turísticos do País. A partir da inauguração do Thermas Park Resort & Spa, primeiro resort do grupo, acompanhou e liderou um ciclo de expansão. Hoje, como CEO do Grupo Ferrasa/Hot Beach Parques & Resorts, comanda um conglomerado que movimenta a economia de Olímpia, atrai mais de um milhão de visitantes ao ano e gera milhares de empregos diretos e indiretos.
Sérgio Ney fala sobre os desafios e oportunidades do setor de turismo no Brasil, os diferenciais do Hot Beach, a adoção da cultura ESG e os impactos econômicos do empreendimento para Olímpia, cidade que se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Leia a entrevista a seguir:
BE – Conte resumidamente como é seu dia a dia como CEO do Hot Beach Parques & Resorts.
Sérgio Ney – A pacata Olímpia de alguns anos atrás proporciona atualmente dias de grandes desafios e emoções. Não há marasmo, só muito trabalho e atenção aos nossos milhões de visitantes. Afinal, nosso propósito de levar mais vida para a vida das pessoas é coisa séria, mas carregada de alegria.
"Nosso propósito de levar mais vida para a vida das pessoas é coisa séria, mas carregada de alegria"
BE – O complexo no qual o senhor atua cresceu rapidamente; o parque aquático Hot Beach Olímpia, por exemplo, completou 7 anos em 2024, já em quarto lugar entre os parques mais visitados da América Latina. E, em 2023, bateu o recorde, recebendo mais de 1,1 milhão de visitantes. A que você credita esse desempenho?
Sérgio Ney – À nossa equipe extraordinária de colaboradores, de todas as áreas, de todos os níveis hierárquicos, que entregam corações e mentes num cotidiano de muito trabalho e atenção a cada cliente.
BE – Olímpia é chamada de “Orlando brasileira” e o complexo Hot Beach contribui para essa fama, não é?
Sérgio Ney – O Hot Beach Parques & Resorts, desde sua concepção inicial, veio para complementar o destino do agora Distrito Turístico de Olímpia. E tem cumprido sua missão com louvor. Seja com os investimentos no parque aquático, multipropriedade, como na hotelaria de primeira qualidade, tudo em vigorosa sinergia e crescimento constante. Novidades sempre estão no radar; é o DNA do grupo.
BE – Quem visita o Hot Beach Parques & Resorts, costuma voltar? Ao que o senhor credita essa fidelização?
Sérgio Ney – Sim, temos bons indicadores de satisfação e consequente retorno das famílias. Mesmo o cliente evoluindo sempre em seus ciclos de vida familiar, nossas inovações são atrativos interessantes para os novos e tradicionais turistas.
BE – Uma das características do complexo Hot Beach é a constante criação de novos espaços, novos brinquedos e a busca por novidades. Quais os diferenciais o senhor destacaria do Hot Beach Parques & Resorts frente aos demais parques aquáticos?
Sérgio Ney – Por princípio, nenhum atrativo turístico pode prescindir da inovação. Nessa busca, o conhecimento, quase intimidade, com seu cliente faz total diferença. Saber ouvir, entender e atender as pessoas, de pequeninos a avós, creio ser o melhor de nossa cultura.
BE – O Hot Beach Parques & Resorts já conta com quatro hotéis e recentemente lançaram o quinto, o Hot Beach You. Quer dizer que ainda há espaço no setor turístico a ser explorado? Como você avalia esse mercado em Olímpia?
Sérgio Ney – O Grupo Ferrasa/Hot Beach construiu e administra mais do que parques e resorts, mas um complexo turístico integrado, trabalhado nos detalhes na busca do melhor a cada dia.
"A área de eventos é prioridade na nossa expansão. O mercado demanda e nós vamos atender"
BE – Significa que os condo-hotéis continuam sendo um bom negócio para se investir? Explique um pouco sobre as vantagens desse modelo de negócios.
Sérgio Ney – O condo-hotel, devido a exigências legais de comercialização, teve seu mercado restringido há alguns anos. Já a multipropriedade, apesar de seus riscos característicos, tem se apresentado como opção viável. Desde que incorporado com extremo cuidado e responsabilidade empresarial.
BE – Na sua opinião, quais os entraves para se investir no setor de turismo no Brasil?
Sérgio Ney – O custo do capital atrelado à insegurança político-econômica deste País é o maior, sem dúvidas. Apesar de um enorme mercado potencial, resta sempre a sensação dessa potência sendo desperdiçada. Contudo, a força do empreendedor brasileiro não se abate: segue firme, buscando oportunidades e criando negócios, empregos, riqueza, enfim.
BE – Aproveitando a questão anterior sobre economia, como o senhor avalia o impacto dos empreendimentos do Hot Beach Parques & Resorts na economia de Olímpia, como geração de empregos e outros aspectos?
Sérgio Ney – Nosso grupo mantém, atualmente, mais de 1.300 empregos diretos, além de outros milhares de indiretos, com boas perspectivas de incremento. Temos constantemente vagas abertas, com certa dificuldade de preencher, principalmente aquelas de maior qualificação.
"Saber ouvir, entender e atender nossos visitantes, de pequeninos a avós, é o melhor da nossa cultura"
BE – Quais as características que uma pessoa precisa ter para trabalhar no Hot Beach Parques & Resorts?
Sérgio Ney – Na verdade, nos vários níveis buscados, a necessidade básica é a vontade de trabalhar com perspectiva de progredir na vida. Proporcionamos muito treinamento, até em nossa universidade corporativa de grande sucesso.
BE – Vocês adotaram o conceito de governança social e ambiental, o ESG. O senhor considera uma necessidade das empresas frente a um mercado e consumidores mais exigentes em relação às questões ambientais?
Sérgio Ney – A questão ESG é nosso caldo de cultura. Temos consciência dos impactos possíveis, desde que se cuide com o carinho que merece essa nossa terra abençoada.
BE – Quais as principais ações desenvolvidas com o objetivo de preservar o meio ambiente?
Sérgio Ney – Falar de todas é quase impossível. Vamos desde a seleção de materiais de consumo diário reciclável, até cuidados na quantidade de descartes construtivos e outros tantos.
BE – Por fim, há planos de expansão para os próximos anos? O que podemos esperar?
Sérgio Ney – Sim, há vários ante e pré-projetos em andamento, cada um em seus vários estágios de desenvolvimento. A área de eventos é uma prioridade, porque tem demanda não atendida. Outros vão entrando na fila assim que se apresentam as oportunidades.
