Legado familiar e gestão estratégica
À frente de uma das maiores operadoras de franquias do Grupo O Boticário, Leandro Bagdasaryan é o atual CEO do Grupo KMB, uma rede que conta com 48 lojas distribuídas em 22 cidades do estado de São Paulo, além de sete Espaços do Revendedor e uma base de mais de 15 mil revendedoras ativas. Com uma equipe de 369 colaboradores, o grupo atua com todas as marcas do ecossistema do Grupo O Boticário, incluindo Quem Disse, Berenice? (QDB), Eudora e O.U.i. Fora do Grupo Boticário, o Grupo KMB também representa a marca Usaflex, especializada na fabricação de calçados de conforto.
Formado em Comércio Exterior, Leandro também é pós-graduado em finanças e controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Com uma trajetória profissional construída desde cedo no negócio familiar, assumiu posições estratégicas até chegar ao comando do grupo, em um processo natural que alia afinidade com os valores da empresa como sustentabilidade, diversidade e inovação.
Pai de dois filhos, Leandro afirma que alcançou seu objetivo profissional, mas mantém vivo o desejo de continuar evoluindo pessoal e profissionalmente. “Ainda estou muito motivado para continuar crescendo e me desenvolvendo constantemente”, disse. Empreendedor por essência, acredita na liderança com propósito, no poder transformador do varejo de beleza e na importância de valorizar as pessoas no centro de toda estratégia.
O empresário compartilha os marcos da trajetória do Grupo KMB, os desafios enfrentados, a importância da governança, da sustentabilidade, da inovação local e, claro, da paixão pelo que faz.
Leia a entrevista a seguir:
BE – Como o senhor enxerga o papel do seu grupo no ecossistema da beleza no Brasil, atuando especialmente com uma marca tão icônica quanto O Boticário?
Leandro Bagdasaryan – Vejo o Grupo KMB como um sólido pilar no varejo de beleza. Preservamos um legado iniciado por meu pai e acreditamos que temos um papel muito importante como agente transformador na nossa sociedade, influenciando no desenvolvimento e estimulando a autoestima das pessoas nas nossas lojas. Nossa atuação vai além da escala: entregamos excelência operacional, inovação e experiência humana — porque o varejo de beleza é feito de gente para gente.
BE – Como foi o processo até a chegada ao posto de CEO? Houve um momento decisivo nessa escolha?
Leandro Bagdasaryan – Foi um processo gradual. Cresci junto ao negócio familiar e compartilho os valores da marca: sustentabilidade, diversidade e inovação. Essa afinidade natural me levou a assumir a condução do grupo com convicção, não por um momento específico, mas com uma convicção crescente que reafirma o legado que carrego.
BE – Quais foram os principais marcos na consolidação do grupo como um dos maiores operadores de franquias da marca?
Leandro Bagdasaryan – Dois marcos se destacam: a profissionalização da gestão e a expansão regional. Passamos de um modelo familiar para uma estrutura formal com governança, metas e indicadores claros. Paralelamente, tivemos a aquisição de duas novas regiões, abrimos mais unidades, estruturando logística e treinamento local para garantir consistência operacional.
BE – Como o Grupo KMB equilibra a padronização exigida pela franqueadora com a necessidade de inovação e adaptação local?
Leandro Bagdasaryan – Mantemos o padrão da marca — que garante sua força —, mas atuamos com autonomia local. Participamos de fóruns de rede, temos diálogo direto com a franqueadora e apresentamos sugestões que respeitam o DNA da marca, adequando a operação às particularidades de cada região sem perder a identidade.
BE – A sustentabilidade é um pilar forte da marca. De que forma esse compromisso se reflete na operação das franquias sob sua gestão?
Leandro Bagdasaryan – Adotamos o programa **Boti Recicla** em todas as nossas unidades, promovendo ações de coleta e conscientização. Também adotamos a logística reversa em todos os processos de obras e/ou abertura de novas lojas, troca de mobiliário e no nosso escritório, evitando resíduos.
Investimos na formação de times para incorporar práticas sustentáveis e manter esse valor vivo na operação cotidiana.
BE – Quais foram os principais desafios enfrentados no início da sua trajetória como franqueado? E como os superou?
Leandro Bagdasaryan – O maior desafio é equilibrar a excelência de atendimento e manter a qualidade da operação em regiões com realidades distintas. Para superar isso, focamos firme na capacitação da equipe, no planejamento logístico e em indicadores de performance que garantem a consistência, mesmo nas regiões mais distantes.
BE – Como é o relacionamento com a franqueadora? Existe espaço para inovação e adaptação local?
Leandro Bagdasaryan – A relação é colaborativa e fluida. É uma via de mão dupla pois o franqueado se desenvolve muito com a franqueadora e a franqueadora se desenvolveu bastante para dar mais suporte ao franqueado. Participamos ativamente de fóruns de rede, mantemos canais abertos de comunicação e contribuímos com sugestões práticas. A franqueadora valoriza essas iniciativas e permite adaptações regionais que respeitam a essência da marca.
BE – Quais estratégias têm sido mais eficazes para fidelizar clientes e manter a competitividade, especialmente diante de tantas transformações no varejo?
Leandro Bagdasaryan – Trabalhamos a jornada do cliente de ponta a ponta: vitrine, atendimento presencial, pós‑venda e relacionamento. Usamos dados para personalizar ofertas, ações regionais com foco no perfil local e atendimento humanizado. Essas estratégias nos ajudam a acompanhar as mudanças constantes no varejo.
BE – O senhor sempre teve perfil empreendedor ou esse caminho surgiu de forma inesperada?
Leandro Bagdasaryan – Nós, eu e a minha família, sempre tivemos um perfil empreendedor. Cresci no negócio familiar, e meu perfil empreendedor se fortaleceu ao assumir formalmente o comando do Grupo, com foco em gestão organizada, inovação e escalabilidade consciente.
BE – Quais valores ou princípios norteiam sua atuação como líder e gestor de equipes?
Leandro Bagdasaryan – Valorizo uma liderança ativa, com escuta real, foco no desenvolvimento e exemplo prático. Ética, transparência e colocar pessoas no centro da estratégia são princípios que guiam nossa cultura.
BE – Há alguma figura que tenha sido especialmente inspiradora ao longo da sua carreira?
Leandro Bagdasaryan – Meu pai, e também minha mãe, foram grandes exemplos e inspiração na minha vida. Eles me passaram valores sólidos e conduziram o meu crescimento no Grupo KMB com visão estratégica, foco em pessoas e compromisso com o negócio.
BE – Como equilibra as exigências da vida empresarial com os momentos de lazer e convivência familiar?
Leandro Bagdasaryan – Busco o ponto de equilíbrio entre os pilares da vida: família, trabalho e amigos. Os momentos de lazer me ajudam a desligar do ritmo intenso dos negócios e a recarregar as energias para depois ter ainda mais produtividade.
BE – O que o senhor costuma fazer para recarregar as energias fora do ambiente de trabalho? Há hobbies ou rotinas que preserva com carinho?
Leandro Bagdasaryan – Praticar esportes e estar com a família são minhas formas preferidas de renovação. Essas pausas me ajudam a manter a criatividade e ter clareza para enfrentar os desafios empresariais.
BE – Que conselho daria a quem deseja empreender, especialmente em um mercado tão competitivo como o da beleza?
Leandro Bagdasaryan – Meu conselho seria: Aposte nas pessoas, acredite e capacite as pessoas, tenha um planejamento estruturado, tenha velocidade de atuação, estude bastante, escolha um segmento com o qual você tenha afinidade e esteja pronto para dedicar-se com resiliência e foco. Empreender exige disciplina, paixão e disposição para aprender com os erros. Com propósito e planejamento é possível crescer com impacto positivo.