Dormir com meias
Dormir de meias pode parecer contraintuitivo, mas pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, segundo a especialista Michelle Drerup, da Cleveland Clinic. Isso ocorre porque aquecer os pés ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e resfriar o corpo, levando a uma temperatura central mais baixa e um sono mais rápido e profundo. Um estudo de 2018 mostrou que homens que dormiam de meias adormeciam mais rápido e dormiam mais tempo do que aqueles que não usavam.
Segundo o cirurgião-dentista Rodrigo Penna, o bruxismo é um problema caracterizado pelo ranger de dentes e apertar a mandíbula, geralmente causado por estresse, ansiedade e tensão, que ocorre tanto durante o sono quanto acordado. O tratamento para o bruxismo incluem o uso de placas de proteção para evitar desgaste dos dentes, aplicação de botox nos músculos da mastigação para relaxar e reduzir a força da contração, e correção da mordida. Além disso, é fundamental ter um estilo de vida saudável, controlando o estresse, evitando cafeína e bebidas alcoólicas antes de dormir e reduzindo o uso de telas antes de deitar.
Segundo a geriatra Julianne Pessequillo, a sarcopenia é a perda progressiva de massa e função muscular que ocorre com o envelhecimento. Para prevenir, é ela recomenda praticar exercícios físicos regulares, como musculação, caminhadas e ioga, além de manter uma alimentação equilibrada rica em proteínas, cálcio e vitamina D. A hidratação adequada também é fundamental para manter a saúde muscular.