O Instituto Butantan, com apoio da FAPES, criou uma vacina que promete frear a replicação do vírus da dengue e, consequentemente, diminuir os sintomas mais graves da doença. A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de novembro e deve começar a ser oferecida na rede pública de saúde em 2026 para pessoas entre 12 e 59 anos.


Vivemos em um mundo em que estar presente nas redes sociais já se tornou parte da personalidade humana. Entretanto, o uso excessivo pode causar problemas graves a saúde mental, e é neste momento que o termo “detox digital” se faz presente. O detox digital é a pausa consciente das redes sociais, o período pode se estender por dias, semanas ou meses que busca substituir a sua atenção a outras atividades off-line. Tirar um tempo dessa realidade digital é essencial para manter o cérebro saudável e saúde mental em dia, faça isso e veja os benefícios.

Festas de fim de ano são o período em que comemos sem restrições, mas assim que o ano vira já pensamos na famosa dieta para o verão. Manter o equilíbrio é mais fácil do que parece. Para isso, foque em alimentações mais leves e com pausa entre as refeições. Vale lembrar que o consumo de água é essencial para manter o bom funcionamento do intestino. Claro que as atividades físicas devem ser retomadas; se você parou há algum tempo, retome gradualmente.

A bradicardia é a condição na qual o coração bate mais lentamente, geralmente abaixo de 60 batimentos por minuto. Embora possa ser comum em alguns atletas, nem sempre é algo natural. Quando o coração bate devagar demais, o fluxo sanguíneo diminui, dificultando o transporte adequado de oxigênio para os órgãos. Isso pode causar tontura, fadiga, desmaios, dor no peito e até morte súbita. Diante de qualquer um desses sinais repetidamente, procure um cardiologista imediatamente.