Reduzir celular
Ficar três dias longe do celular provoca mudanças químicas no cérebro, segundo estudo da Universidade de Heidelberg, publicado na Computers in Human Behavior. Participaram 25 jovens adultos que limitaram o uso a funções essenciais. Após o período, exames mostraram ativação em áreas ligadas ao desejo e vício, como o núcleo accumbens. Também houve estímulo em vias de dopamina e serotonina, associadas ao humor. Os voluntários relataram melhora no sono e bem-estar após a restrição.
Estudo publicado na Nature Medicine revela uma nova forma de evitar a recidiva do câncer de mama. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia mostraram ser possível eliminar células tumorais dormentes, responsáveis pelo retorno do câncer, com medicamentos já aprovados. Em ensaio clínico com 51 sobreviventes, 80% tiveram essas células eliminadas. A chamada doença residual mínima (DRM) não aparece em exames, mas pode causar metástase anos após o tratamento. A descoberta traz esperança na prevenção de recidivas incuráveis.
Em setembro, Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 78 anos no Brasil. Presente em todo País com cerca de 4 mil grupos, a irmandade é uma referência mundial na recuperação de alcoólatras e inspiração para diversos outros grupos de ajuda mútua. Para quem tem problemas com álcool, no site www.aa.org.br ou no aplicativo A.A. Brasil Oficial, é possível ter acesso as 65 linhas de ajuda por telefone e por WhatsApp em qualquer lugar do País, e também consultar os dias e horários das reuniões presenciais e online. No caso de reuniões online, consulte o horário e link de acesso. A reunião pode ser realizada pelo Zoom, Google Meet ou outra plataforma. Para quem tem interesse, mais informações sobre as reuniões de recuperação de A.A. podem ser conferidas no site e para localizar o grupo mais próximo, acesse:www.aa.org.br/grupos.