Paladar infantil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que investir na qualidade e diversidade dos primeiros alimentos oferecidos na primeira infância não é apenas uma escolha individual, mas também uma medida de prevenção em saúde pública. Formar um paladar saudável na infância significa plantar as bases para uma vida com mais bem-estar e menos riscos de doenças crônicas. “O contato com diferentes alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras, amplia a aceitação e reduz o risco de seletividade alimentar. É um investimento no futuro, pois uma criança que aprende a gostar de comida de verdade tem mais chances de manter hábitos saudáveis na vida adulta”, diz a nutricionista Giovanna Morais, a diversidade alimentar desde cedo é determinante.
A esmaltação é uma forma de expressão e autocuidado, mas seu uso frequente pode fragilizar as unhas. Julinha Lazaretti, bióloga da Alergoshop enumera cuidados essenciais para preservar a saúde delas: antes de esmaltar, preparar as unhas com produtos que as fortaleçam com fórmulas livres de substâncias agressivas; hidratar unhas e cutículas com ativos como pantenol, além de manter cuidados com a cutícula e respeitar intervalos entre esmaltações para permitir a regeneração.
Em tempos de consumo consciente e preocupação ambiental, fazer a roupa durar mais é também um gesto de responsabilidade. Evandro de Macedo, da Tem Jeito, rede de costura e customização, defende que a moda deve ir além do consumo rápido. “Toda peça tem uma história. Quando cuidamos dela, reduzimos desperdícios e fazemos escolhas inteligentes”. Ele dá dicas: evite lavar demais; use sabão neutro; não exagere no amaciante; não pendure peças pesadas em cabides finos; costure antes que rasgue; cuidado com o ferro quente; seque à sombra; use pano entre o tecido e o ferro; guarde em local seco e ventilado.