LIGHT E DIET
A professora de Nutrição, Renata Monteiro, explica que os alimentos light possuem redução de, pelo menos, 25% dos nutrientes, já os diet têm os nutrientes removidos da composição e, para um sabor palatável, são industrializados com adoçantes, edulcorantes, podendo ser mais calóricos. Para quem busca uma alimentação saudável, o ideal é consumir alimentos naturais, com menos gorduras.
Se você costuma lavar as carnes antes do preparo, vale a pena repensar esse ato. Como são ricas em nutrientes e passam por diversos processos até chegar ao consumo, as carnes podem ser o ambiente ideal para microrganismos. Lavar a carne crua pode espalhar esse microorganismos, favorecendo o surgimento de doenças. Segundo o Ministério da Saúde, a forma mais segura de higienizar a carne é cozinhá-la completamente. Já o descongelamento deve ser feito transferindo a carne do congelador para a geladeira.
Rico em antioxidantes, especialmente catequinas como a epigalocatequina galato (EGCG), o matcha ajuda a combater os radicais livres e pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas. Um estudo publicado no Journal of Chromatography A (2003) demonstrou que o matcha contém níveis significativamente maiores de catequinas do que o chá verde convencional, devido à forma como é cultivado e consumido. Além disso, a combinação de cafeína e L-teanina presente no matcha pode melhorar o foco mental e reduzir o estresse.