DICAS DO BEM
Colaborou Eduarda Prieto
A psicóloga e neuropsicóloga Lilian Vendrame alertou que crianças menores de dois anos não devem ter contato com telas e, até os sete anos, o uso deve ser limitado a no máximo uma hora por dia. Segundo ela, o excesso pode comprometer o desenvolvimento da memória, da atenção e das habilidades sociais. Para os pais que já permitiram o uso de telas, Vendrame reforça a importância de impor limites e manter diálogo constante com os filhos.
Um estudo internacional com participação de pesquisadores da Unicamp revelou que a inibição da proteína PRMT5 pode ser uma estratégia promissora para tratar a doença de Huntington, condição genética rara e progressiva que afeta o cérebro, causando deterioração motora, cognitiva e emocional.
Os resultados oferecem uma nova perspectiva para o desenvolvimento de terapias e ao controle dos sintomas da doença.
A manga tem mostrado potencial para beneficiar a saúde, especialmente no controle da glicemia. Um estudo publicado no periódico Nutrients, revelou que o consumo da fruta por quatro semanas melhorou a sensibilidade à insulina em pessoas com sobrepeso ou obesidade, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. A nutricionista Giuliana Modenezi a combinação de fibras e antioxidantes pode contribuir para o equilíbrio glicêmico.