DICAS DO BEM
Terapia para Câncer de Ovário
Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, identificaram um novo caminho promissor no combate ao câncer de ovário: os chamados antígenos crípticos — fragmentos ocultos de proteínas tumorais que, ao serem reconhecidos, podem ativar o sistema imunológico para atacar as células cancerígenas. O achado, publicado na revista Science Advances, representa um avanço importante no desenvolvimento de terapias mais eficazes, especialmente para um tipo de câncer frequentemente diagnosticado em estágios avançados.
Utilizado para a saúde intestinal, o psyllium ganhou popularidade nas redes sociais por seus supostos efeitos emagrecedores. A nutricionista Deborah Masquio destaca que as fibras solúveis de sua casca promovem saciedade, auxiliam no controle da glicemia e do colesterol e combatem a constipação. No entanto, o nutrólogo Celso Cukier alerta que seus efeitos diferem dos obtidos com medicamentos e o uso exagerado pode causar desconfortos. Quando bem orientado e aliado à boa hidratação, o psyllium pode ser um bom aliado da saúde digestiva e metabólica.
Pesquisadores da USP, do Museu Nacional, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Roraima identificaram compostos promissores em esponjas marinhas capazes de combater o parasita causador da malária. As substâncias, chamadas batzelladinas F e L, apresentaram ação rápida contra duas das principais espécies do parasita Plasmodium — falciparum e vivax — com resultados positivos tanto em testes laboratoriais quanto em experimentos com camundongos. O estudo reforça o potencial da biodiversidade marinha brasileira como fonte de novos medicamentos.