Tamanho da fonte

Audição

Dicas do bemAudição

Sobre o autor

A perda auditiva, comum a partir da meia-idade, é um fator de risco para demências ao reduzir os estímulos que o cérebro recebe e pode levar ao isolamento social. Um estudo da USP com 805 brasileiros acima dos 50 anos mostrou que aqueles com perda auditiva tiveram um declínio cognitivo mais rápido. O resultado reforça: cuidar da audição é essencial para preservar a saúde do cérebro e a qualidade de vida ao longo dos anos.

Botulismo

Silencioso e perigoso, o botulismo é uma intoxicação alimentar grave causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum. Ela se desenvolve em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio, como conservas caseiras ou enlatados mal esterilizados. A coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, afirma que alimentos mais suscetíveis à contaminação incluem conservas caseiras de vegetais, enlatados com sinais de estufamento ou vazamento, além de peixes, frutos do mar e carnes produzidas ou armazenadas em condições inadequadas.

Deixar de treinar

O que acontece com o corpo quando deixamos de treinar por períodos curtos ou longos? Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, esclarece que para preservar os ganhos do treinamento é essencial continuar se exercitando regularmente. O treinamento interrompido por duas semanas pode causar uma redução significativa na aptidão cardiorrespiratória. “Para quem está treinando de forma leve e moderada e, de repente, tem que interromper a atividade física, por um mês os impactos chegam até 40% na diminuição de força, capacidade de aeróbio, 20% na capacidade cardiovascular, e 10%, em média, na capacidade de troca gasosa pulmonar”.

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital