CUIDADO COM OS NÍVEIS DE FERRO
A anemia (quando o nível de glóbulos vermelhos, a hemoglobina do sangue, está baixo) pode estar associada à perda de função cognitiva em idosos. É o que mostrou a pesquisa Longitudinal Ageing Study in India – Harmonized Diagnostic Assessment of Dementia (LASIDAD), que incluiu 2.758 pacientes com 60 anos ou mais.
A análise foi liderada por Laura Winchester, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, com moradores do Sul da Ásia. Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram dados sobre o hemograma completo de sangue venoso e pontuações em testes de memória episódica, função executiva e fluência verbal.
Assim, foi possível testar as associações entre anemia e a concentração de hemoglobina e onze domínios cognitivos. Os resultados apontaram que a anemia está ligada à memória ruim. Quem tinha mais hemoglobina também apresentou melhores resultados em outros aspectos dos testes cognitivos.
A boa notícia é que o hemograma é um exame bastante acessível, fácil e rápido de ser feito. Além disso, caso seja identificada alguma anemia, é possível controlar o problema com suplementação.