Tamanho da fonte

COMO INOVAR SEM PERDER A ESSÊNCIA?

Coluna | MentoriaCOMO INOVAR SEM PERDER A ESSÊNCIA?
Saiba como implementar a metodologia da Transformação Dual em seu negócio

Um dos maiores desafios que enfrentamos hoje nos negócios é a necessidade de transformação contínua por conta de todas as mudanças que ocorrem o tempo todo e que interferem nos resultados almejados pelas empresas. No artigo da semana passada, falei um pouco sobre o poder de se reinventar. Esse poder é importante para podermos inovar sem perder a essência. Mas como fazer isso?

É preciso fazermos uma transformação organizacional que tenha como ponto de partida o propósito do negócio, essa essência que pode ser justamente a força vital para a transformação de fato ocorrer e que ajuda a termos um negócio reinventado, adequado ao contexto atual, mantendo sua essência.

De acordo com o especialista Bruno Maranhão, a Transformação Organizacional é um grupo de conhecimentos voltado ao gerenciamento de mudanças que cria diferenciais autênticos e eficazes por meio do desenvolvimento de novas capacidades operacionais, táticas e estratégicas, com impacto em pessoas, processos e tecnologia.

Sabemos que todo processo de transformação envolve desconstruir e reconstruir. E nunca é fácil desconstruir crenças e comportamentos para desenvolvermos a cultura que poderá habilitar essa reinvenção. Muitos processos falham por não integrarem a cultura nesse processo de transformação. E uma das metodologias que nos ajudam a fazer essa transformação mantendo a essência é a Transformação Dual.

A Transformação Dual envolve duas transformações simultâneas (A e B) apoiadas pelas capacidades de fazer uma transição natural de um modelo de negócio para outro (C). A Transformação “A” tem o foco em “Reinventar o hoje!”. A metodologia aprofunda no diagnóstico dos negócios atual para reposicioná-lo de forma a ser mais resiliente para as mudanças que virão e aumentando a habilidade de reagir rapidamente para não sucumbir diante do novo. Já a Transformação “B” tem o foco em “Criar o amanhã!”. De acordo com essa metodologia, esse amanhã é criado sem mudar completamente o setor ou a área de atuação do negócio, apenas o reinventando de forma a criar uma nova dinâmica no setor que já atua, criando um novo motor de crescimento.

Um exemplo que todos conhecemos é o caso da Netflix. Empresa do segmento de entretenimento que iniciou alugando DVDs e se reinventou inaugurando o modelo de locação pelo streaming, mudando completamente a dinâmica do mesmo setor que já atuava. Para darmos conta de inovarmos sem perder a essência, precisamos ter consciência dos aspectos fundamentais da cultura do negócio que representam a sua essência para que possamos transformá-lo desenvolvendo capacidades que permitam realizar essas duas transformações reinventando o hoje e criando o amanhã. Você se sente preparado?

Sem publicações!

Publicações somente aos domingos

Publicações

Não encontramos resultados para sua busca.

Revista digital