DECORAÇÃO DOPAMINA
A dopamina é um neurotransmissor que melhora a sensação de bem-estar e está associado à sensação de prazer e um importante fator de geração desta substância no corpo são os estímulos recebidos pelo espaço. A “decoração de dopamina” propõe o uso de cores vibrantes, texturas confortáveis, formas orgânicas, padrões extravagantes, materiais naturais, iluminação e ventilação natural, plantas, obras de arte e objetos com história.
Propõe ativar gatilhos de criatividade, motivação, alegria e lembranças agradáveis existentes nos pequenos vislumbres de felicidade do cotidiano, na relação com objetos pessoais e cenários que proporcionam epifanias diárias de forma inconsciente. Normalmente os estímulos de felicidade estão ligados a memória afetiva e história pessoal e melhoram o humor e a saúde mental.
Há também o efeito positivo ligado as surpresas programadas como ousar na cor da moldura ou criar uma parede excêntrica. Além disso, a presença de obras de arte, elementos lúdicos (balanço ou uma parede para escalar) e objetos inesperados pela dimensão contribuem para uma experiência autêntica.
A decor dopamina é uma antítese às decorações minimalistas e com tons neutros, quase sem identidade. É comprovado cientificamente que os ambientes influenciam muito o humor, e essa tendência estimula o desejo humano pela positividade, pela vivência em ambientes estimulantes onde há celebração por cada momento agradável. No entanto é preciso ter equilíbrio para evitar a hiper estimulação e sobrecarregue dos sentidos, que pode ter efeito contrário ao pretendido. A leveza e o contentamento que a decoração pode proporcionar se contrapõe ao mundo contemporâneo e seus desafios.