Há uma revolução em andamento e refere-se à rápida transformação corporal impulsionada por medicamentos como a tirzepatida e o GLP-1, produzindo emagrecimento rápido e reconfigurando padrões corporais. Essa reviravolta estética se diferencia dos métodos tradicionais pela mudança drástica em relação ao consumo mínimo de alimentos, alto custo do tratamento e enorme repercussão cultural. O retorno da magreza como padrão dominante, com um corpo "effortless" (aparentemente sem esforço) que ostenta ossos como status gera um retrocesso na inclusão corporal que vinha sendo implementada.
Essa mudança farmacológica em massa está reconfigurando espaços físicos, hábitos de consumo e o design urbano, comercial, residencial, bem como o mercado de bem-estar que está se adaptando à nova silhueta dominante. Valoriza-se um corpo magérrimo, leve e fruto de intervenção química, que redefine padrões de comportamento dada a redução drástica do apetite afetando diretamente o varejo e restaurantes que precisarão se reinventar esteticamente com atrativos e porções reduzidas para se tornarem atraentes para esses novos clientes.
Uma segunda onda é a repercussão no mobiliário e design de interiores, uma vez que o impacto no varejo de moda e alimentação repercutem com a mudança de estilo de vida, o que implica alterações no ambiente doméstico. Destaca-se o minimalismo funcional com a estética de "menos é mais" no corpo se traduz em ambientes mais limpos, clean e organizados, focados na funcionalidade. Com a redução do uso de produtos de consumo rápido e a busca por bem-estar, surgem demandas por móveis que valorizam o autocuidado e o conforto, como poltronas de leitura e estações de meditação/yoga em detrimento de ambientes para preparar e consumir grandes refeições. A nova estética impulsionada por essas canetas emagrecedoras molda comportamentos em escala mundial, nos quais o corpo magro é o centro, influenciando não apenas o consumo de alimentos e moda, mas a maneira como as pessoas organizam suas vidas, suas casas e sua existência. Um novo mundo está se consolidando e a questão é quanto tempo você resistirá!
