A alimentação é uma necessidade essencial dos seres humanos. Alimento pode ser definido como uma substância ingerida, que sirva para nutrir, construir e reparar tecidos, fornecer energia, fortalecer o sistema imune e regular processos corporais. Nutrição é a ciência dos alimentos, dos nutrientes e de seus princípios ativos neles presentes, sua ação, interação e equilíbrio em relação à saúde e à doença e o processo pelo qual o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta substâncias alimentares.
As civilizações antigas na África, Ásia e Europa reconheceram a conexão entre alimentação e saúde registrada ao longo da história. Os seres humanos tiveram conhecimento há milhares de anos que a alimentação é necessária para a manutenção da vida e que certos alimentos estão mais associados à saúde do que outros.
Os princípios da nutrição devem ser fundamentados nos pilares de qualidade, harmonia e adequação para uma alimentação equilibrada de macronutrientes, micronutrientes e água; e deve estar ancorado no fornecimento de nutrientes em quantidades adequadas e em proporções corretas para o crescimento, desenvolvimento, manutenção e reprodução do ser humano.
As principais atribuições nutricionais são: propiciar os processos metabólicos; o fornecimento de energia para as funções orgânicas e para o movimento do corpo; a refrigeração do organismo para manter a temperatura ideal para as reações bioquímicas orgânicas; oferecer matéria-prima para a produção de enzimas e promover a constituição, o desenvolvimento, o crescimento e imunidade, atividades antioxidantes e anti-inflamatórias; materiais para a reparação dos danos ao organismo.
O gasto energético é composto por três componentes: taxa metabólica basal, efeito térmico proporcionado pelos alimentos e movimento.
São conhecidos três conceitos fundamentais da nutrição: 1 - A nutrição afeta a todos. Todos os seres humanos comem e precisam ser bem nutridos para manter a vitalidade e saúde. Os alimentos estão intrinsecamente ligados as vidas de todas as pessoas, atividades, ambientes, ao longo de toda a existência, do nascimento à morte. 2 - Todas as pessoas saudáveis precisam dos mesmos nutrientes, mas em quantidades e proporções individualizadas. 3 - A teoria do curso de vida demonstra que cada fase do ciclo de vida afeta as fases subsequentes, e isso também pode ser aplicado à nutrição. O estado nutricional na gravidez, no útero materno e na infância promove um impacto do estado nutricional e da saúde na adolescência, na idade adulta e na velhice.
Os seis tipos de nutriente necessários para manter as funções nutricionais são classificados em macronutriente como: carboidratos, proteínas, gorduras; em micronutrientes como vitaminas, minerais e a água, considerada nutriente essencial.
Nutrientes essenciais são fundamentais para a sobrevivência e são aqueles que o nosso corpo não sintetiza, por isso precisamos obtê-los através da alimentação.
Os nutrientes essenciais incluem os aminoácidos (blocos de construção das proteínas); os ácidos graxos ácido linoleico (ômega-6) e ácido linolênico (ômega-3); carboidratos; vitaminas; minerais e água.
Os nutrientes não essenciais são aqueles que o corpo consegue sintetizar, desde que tenha as matérias-primas imprescindíveis, como os aminoácidos não essenciais, que o corpo consegue sintetizar.
Eduardo Silva
Neurocirurgião do Centro do Cérebro e Coluna
Professor de Neurocirurgia da Famerp
Autor do livro: Sementes de Autoconsciência
Criador/Facilitador do Simpósio: Cérebro em Alta Performance
@cerebroemaltaperformance
