Onde a arte respira livre
Como artista plástico e agente cultural, alegra-me muito contar com a iniciativa do Jornal Diário da Região no concurso Arte na Cidade, em sua 3ª Edição, um evento que proporciona apresentações de produções artísticas espontâneas e independentes de São José do Rio Preto e Região.
Com um número satisfatório de artistas que se inscreveram no concurso, reforça a necessidade de mais eventos culturais como esse em nossa cidade.
Mais do que nunca, valorizar e respeitar a criatividade ao invés de impor conceitos estéticos é fundamental para o crescimento artístico, seja ele profissional ou iniciante.
Certamente, nossa responsabilidade de julgar e premiar os trabalhos apresentados não é fácil, estamos falando de pessoas com seus sonhos, anseios e necessidades. Julgar uma obra, livre e criativa, que veio do coração, do sentimento e a espontaneidade de cada um é muito difícil.
Com certeza o concurso presa em valorizar, incentivar e fortalecer o cenário artístico em nossa região e na democratização da produção individual dos trabalhos, e fizemos o melhor.
Parabenizo o Diário da Região, pela iniciativa de criar um evento, comprometido com a liberdade de expressão e desapegado de interesses na tentativa de moldar as expressões artísticas e, consequentemente, os artistas.
Parabenizo, também, todos os participantes por produzir seus trabalhos independentes das correntes artísticas dominantes e das dificuldades decorrentes de quaisquer ações.
Carlos Bachi
Diretor do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva