Há uma parte da vida artística que quase nunca chega ao público. É aquela que começa quando a exposição termina, as luzes se apagam e o artista volta para casa levando projetos, compromissos e contas que o reconhecimento nem sempre ajuda a pagar. É justamente nesse cotidiano que se situa a dissertação “Artistas e Boletos: modos de (sobre)vivência do trabalhador-artista em São José do Rio Preto”, de juny kp!, defendida no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.
A pesquisa parte de uma pergunta aparentemente simples: como vive quem produz arte em uma cidade como Rio Preto? A resposta desmonta um pouco aquela imagem romântica do artista que vive exclusivamente de sua criação. Entrevistas, documentos e a observação do campo cultural mostram uma realidade feita também de renda irregular, outros empregos, redes de apoio e políticas públicas.
Para muitos artistas, criar é apenas uma das atividades do dia. Há aulas, oficinas, produção cultural, curadoria, projetos e outros trabalhos necessários para pagar as contas. Aquilo que costumamos chamar de versatilidade pode ser talento, claro, mas é também estratégia de sobrevivência.
É nesse ponto que o olhar para Rio Preto se torna especialmente interessante. Exposições, premiações, relações profissionais e editais ajudam a definir quem consegue produzir e quem ganha visibilidade. A Lei Nelson Seixas tem papel importante nesse cenário, financiando projetos e possibilitando parte significativa da produção cultural da cidade.
Mas existe aí uma contradição. Para disputar um edital, não basta ser artista e ter uma boa proposta. É preciso saber escrever projetos, compreender regras, preencher formulários e dominar uma espécie de “gramática” da burocracia cultural. Quem conhece essa linguagem parte em vantagem. Quem não conhece pode ficar pelo caminho, independentemente da qualidade do trabalho que realiza.
Some-se a isso um mercado de arte pouco estruturado, poucas galerias, poucos colecionadores e a descontinuidade de espaços e eventos. Nesse ambiente, coletivos e iniciativas independentes acabam fazendo muito do trabalho necessário para manter a produção em circulação.
Há ainda uma particularidade importante: juny kp! não observa esse universo apenas de fora. É artista e conhece por experiência própria o campo que investiga. Daí surge uma pergunta que talvez resuma muito do trabalho: o que significa produzir uma obra, organizar uma exposição, inscrever um projeto e esperar o resultado enquanto os boletos continuam chegando?
Talvez esteja justamente aí a principal contribuição da pesquisa. Falar de arte também é falar das condições que permitem que ela exista. E elogiar a produção cultural de uma cidade exige perguntar que condições essa mesma cidade oferece a quem produz sua cultura.
