Os estilos de decoração mudam constantemente e alguns ressurgem atualizados e ultrapassam o senso estético, pois a escolha de cada objeto reflete intenções para criar sensações em cenários na medida exata para quem usará o espaço. Atualmente, nominar estilos é cada vez mais complexo e desafiador, uma vez que é um movimento fluído e escapa. Estilos do passado, presente e futuro se fundem num fluxo e moldam as novas tendências que se revezam e se conectam.
Os principais estilos de design de interiores em evidência em 2026 são: o brutalista que se caracteriza pela valorização das matérias-primas em seu estado bruto, maciço e texturas rústicas, cores neutras e formas orgânicas com visual arrojado. O estilo boho, um mix de estilos, usa muitas cores, tramas e texturas naturais e plantas, tons claros e elementos artesanais em composições com forte influência regional. Já o maximalismo é uma extravagância intencional, mistura o real e o imaginário, celebrando o exagero, a profusão de cores, texturas, estampas e objetos vibrantes e cheios de personalidade.
O estilo vintage resgata peças e estéticas antigas com decoração charmosa, nostálgica e de personalidade, traz profundidade e riqueza narrativa aos projetos contemporâneos com combinações criativas que celebram a singularidade e as imperfeições de cada peça, são materiais que contam histórias. Também está no radar a estética neotênica, com móveis baixos e arredondados com charme juvenil, cores suaves que remetem a conforto, incorporam essa estética para um toque lúdico e moderno. Em evidência também a hiper-textura e craftcore com bordados, crochês e superfícies táteis que celebram as irregularidades do handmade, a assinatura e a exclusividade.
A transparência colorida em vasos, lustres e utensílios translúcidos criam jogo de sombras, leveza e modernidade ao design de interiores. Estampas florais e a biofilia em sua versão artística convidam a viver o cotidiano com o uso das tendências de forma eclética e personalizada, criado ambientes vibrantes, alegres, coloridos, leves e frescos, pois o verão promete muito calor!
Arquiteta Deise Costa
Possui formação em Direito e Arquitetura e Urbanismo, pós em: Tratados Internacionais de Direitos Humanos (UNISUL), Políticas Públicas em Qualidade Ambiental Urbana (FAMERP) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Escritório especializado em projetos sustentáveis, residenciais, comerciais e urbanísticos. Participa de exposições artisticas e faz curadoria de arte.
@deisecosta.arq
https://arquitetadeisecosta.com.br/
